Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Paratletas de São Bernardo brilham e garantem mais de 30 medalhas na Arena Caixa

Espaço esportivo sediou etapa única de atletismo paraolímpico, em dia de destaque para atletas da casa

Em dia dedicado ao atletismo paralímpico no Centro de Atletismo Arena Caixa, os atletas de São Bernardo do Campo apresentaram excelente desempenho, garantindo mais de 30 medalhas para a cidade na 81ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI) “Horácio Baby Barioni”. Entre as performances, um dos destaques foi o recordista mundial no arremesso de dardo, Alessandro Rodrigo da Silva, que faturou três medalhas de ouro (arremesso de disco, de dardo e de peso).

Revelado no São Bernardo há quatro anos, o atleta compete na categoria F11 (deficientes visuais) e já é velho conhecido do público por ter conquistado a medalha de ouro na Paralimpíada do Rio de Janeiro, após atingir a impressionante merca de 43.06 metros. Antes disso, Alessandro já havia ficado em primeiro lugar na mesma categoria nos Jogos Parapan-americanos de Toronto em 2015.

“Toda competição é importante, seja mundial, Paralimpíada, Parapan-americanos ou Jogos Abertos. Acredito que nossa performance nestes Jogos Abertos foi ótima, mas claro que a gente sempre procura fazer ainda melhor e dar o máximo de si em toda a competição. Tenho convicção que meus resultados foram muito bons e de acordo com aquilo que eu planejei. Quero agradecer aos organizadores por colocarem São Bernardo como sede, que é um ótimo local para este esporte”, disse o atleta.

Nascido com uma deficiência física na medula e com história de superação, o velocista Marco Aurélio da Silva, de 39 anos, também conquistou o ouro nos 800 metros da corrida em cadeiras de rodas. Mesmo participando dos Jogos há 11 anos, Marco conta que busca melhorar seu desempenho a cada competição. “Sempre tive boas marcas nos Jogos Abertos, porque busco a superação através do Esporte e com certeza eu tenho conseguido isso”, disse.

Outra importante protagonista do dia foi a maratonista Edneusa Dorta, medalhista nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, realizado no Rio de Janeiro, que subiu ao ponto mais alto do pódio em três ocasiões (800 metros, 1.500 metros e 5.000 metros rasos) nesta quarta-feira. Também garantiu mais duas medalhas para a cidade o jovem atleta Michel Gustavo Abraham de Deus, de 20 anos, que disputa a categoria T46 (deficiência física) do salto triplo e em distância masculino.

Natural de Rio Grande da Serra, Michel foi um dos 25 atletas brasileiros selecionados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para disputar o Mundial da categoria, realizado em julho passado em Londres, na Inglaterra, conquistando a sexta posição no salto triplo, após atingir uma distância de 13,33 metros. “É ótimo poder representar a cidade que me acolheu e me deu a estrutura para entrar no atletismo e chegar até onde cheguei. Esse suporte me levou ao mundial e me ajudou a obter todos os resultados que eu conquistei hoje”, celebrou o atleta de apenas 20 anos.

Ampliaram o quadro de medalhas para São Bernardo os atletas Samuel Oliveira Conceição (salto triplo e em distância), Clélia Vitoria Rodrigues da Silva Alfredo (1.500 metros rasos), José Jesus de Matos (arremesso de peso, de dardo e disco), Verônica Batista Tavares (1.500 metros rasos), Ana Paula Cestelvi (salto em distância, arremesso de dardo e 100 metros rasos), Ricardo Novaes (100 metros rasos), José Alves (100 e 200 metros rasos e salto em distância), entre outros.

Jogos Abertos do Grande ABC

Pela primeira vez em sua história, por articulação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os Jogos Abertos do Interior têm cinco cidades da região como sedes. A maior competição poliesportiva do Estado de São Paulo é disputada até o próximo dia 26 de novembro em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Ribeirão Pires.

Os internautas que quiserem mais informações sobre a competição, como alojamentos, tabela de jogos, resultados e outras informações, podem consultar o site oficial do evento, pelo endereço www.jogosgrandeabc.com.br, e o da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, no link www.selj.sp.gov.br, bem como pelo aplicativo, Jogos Grande ABC, disponível em Android e IOS.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44