Notícias

Com seminário no Consórcio, ABC inicia Campanha Regional do Laço Branco

Evento debateu feminismo negro e masculinidades negras, com o objetivo de sensibilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher

30/11/2017

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nesta quinta-feira (30), o 3º Seminário Sobre Gênero e Masculinidades: Feminismo Negro e Masculinidades Negras em referência ao dia Nacional da Consciência negra e de Zumbi dos Palmares, celebrado neste mês. O evento marca o início da Campanha Regional do Laço Branco, iniciativa que tem como objetivo sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher.

Realizado pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades com apoio dos Grupos de Trabalho (GTs) Gênero e Igualdade Racial, em conjunto com o Fórum de Gênero e Masculinidades do Grande ABC, o evento debateu a importância da mobilização contra o preconceito racial.

Durante a abertura do seminário, Vivian Navarro, representante do Fórum de Gênero e Masculinidades, ressaltou que a discussão do tema envolve todos os públicos. “É importante que a população participe de seminários como esse. Precisamos aprender, escutar e assumir que o problema também é nosso” disse.

A coordenadora do GT Gênero, Maria Aparecida da Silva, destacou que todos os debates de direitos humanos devem ser contínuos. “Essas discussões são para todos nós participarmos porque parece que o preconceito está crescendo cada vez mais e desta maneira podemos conscientizar melhor as pessoas” ressaltou.

O seminário contou ainda com palestras da historiadora Bergman de Paula e do psicólogo e psicoterapeuta Alessandro de Oliveira Campos. A Campanha Regional do Laço Branco prossegue em dezembro, reforçando a conscientização sobre o combate à violência contra a mulher. 

Tags

GÊNERO E MASCULINIDADES