Notícias

Divulgação/PMETRP

Com apoio do Consórcio, Festival do Cambuci reúne 3 mil visitantes em Ribeirão Pires

10/12/2017

A Estância Turística de Ribeirão Pires promoveu, no último final de semana, a quarta edição do Festival do Cambuci da cidade. Com a presença de produtores locais e de municípios que integram a Rota do fruto, cerca de 3 mil pessoas conferiram de perto atrações gastronômicas e programação cultural gratuita durante o evento, realizado no Paço Municipal, na região central. O evento contou com apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Entre os expositores do Festival está Helena Santana, representante do município de Paraibuna. O chalé da cidade apresentou o trabalho de seis produtores – cachaças, geleias, biscoitos, paçocas, sabonetes e aromatizadores feitos a base de cambuci. A produtora, que há dois anos se dedica à produção do fruto, responsável por parte de sua renda familiar, aprovou esta edição do evento. “Recebemos um público mais familiar, mais adulto, e pra gente isso faz muita diferença, porque eles levam de tudo”, contou Helena, que informou que em apenas cinco horas da festa superou as vendas de três dias do evento no ano anterior.

“Neste ano, o Festival do Cambuci ganhou novo formato para contemplar o público familiar, que busca opções de passeio. O evento cumpre a missão de movimentar a cidade, criar novas opções de lazer, além de resgatar e valorizar a produção do cambuci, fruto de nossas matas que tem importante papel na geração de renda local. Estamos apoiando os produtores e, ao mesmo tempo, estimulando este importante atrativo para moradores e visitantes de nossa Estância”, avaliou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira (Kiko).

Ribeirão Pires foi representada por produtores locais do fruto. Cleuza Maria de Sales Queiroz está entre os expositores desta edição e participa deste o primeiro ano do Festival. Com 16 pés de cambuci no terreno de sua residência, a produtora conta que, ao longo dos anos no evento, aumentou a venda de seus produtos. “No primeiro ano usei 200 quilos do fruto. No segundo passou para 500. Nesse ano passou de 800 quilos”, observou. “Este é um fruto de nossa cidade, e precisa ser divulgado”, avaliou Cleuza.

A produtora também participa de curso de capacitação para o turismo promovido pela Prefeitura, por meio do Senac-SP. Grupo formado por gestores públicos, representantes da sociedade civil e empreendedores locais, está sendo preparado para a elaboração do Plano Municipal de Turismo de Ribeirão Pires. “O cambuci está inserido em nossas discussões e no planejamento turístico, especialmente por meio da realização do Festival”, explicou Helena.

Entre as opções gastronômicas feitas a base do fruto estão temperos, patês, antepastos, geleias, sorvetes, mousses, cachaças e licores.

(Com informações da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ribeirão Pires)

Tags

CONSÓRCIO