Notícias

Consórcio promove em Ribeirão Pires a quinta edição do Bike-Nic Inclusivo do ABC

Atividade é realizada em parceria entre a entidade regional e as prefeituras, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência em um dia de passeio em triciclos adaptados, piquenique e diversão

12/12/2017

A Vila do Doce, na Praça Central de Ribeirão Pires, recebeu neste domingo (10), das 9h às 16h, a quinta edição do Bike-Nic Inclusivo do Grande ABC. A iniciativa conjunta entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo de Trabalho (GT)  Pessoa com Deficiência, e as prefeituras da região tem por objetivo proporcionar um dia de lazer e diversão para pessoas com deficiência e seus familiares. Neste domingo, cerca de 60 pessoas com deficiência e seus familiares puderam experimentar passeio inclusivo.

O domingo não poderia ter sido melhor para a realização do quinto Bike-Nic. O dia amanheceu nublado, mas antes mesmo das 9h, o tempo abriu e o sol colaborou para o sucesso do evento. “Além desse tempo maravilhoso, de muito sol, o passeio nos triciclos, para muitos o primeiro de suas vidas, trouxe alegria para todas as pessoas com deficiência e seus familiares”, destacou o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal, Fabio Palacio.

No passeio com os triciclos adaptados, fornecidas pela empresa Dream Bike, os convidados e seus familiares foram conduzidos por integrantes do grupo Cães Véios, de São Bernardo do Campo. Eles participaram de um café da manhã, com lanches e salgados, além de frutas e lanches no horário do almoço. As famílias tiveram a oportunidade de participar com seus filhos de oficinas de pintura de cofrinhos de cerâmica, além de oficina de maquiagem para as meninas. Os presentes puderam curtir e dançar em um show gratuito de MPB.

O Bike-Nic tem como objetivo promover a integração das pessoas com deficiência com os ciclistas habituais e eventuais, e conta com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Participação, Acessibilidade e Inclusão Social (SPAIS). “Foi um momento especial para os participantes, já que permitiu que muitos andassem de bicicleta pela primeira vez na vida”, comentou a secretária Elza Carlos, da SPAIS.

Fabio Palacio agradeceu a empresa que forneceu os triciclos adaptados, a Dream Bike. “Bonito demais. Eu vi a felicidade das pessoas durante o passeio. Eu vou propor um desafio ao pessoal da Dream Bike. Precisamos transformar esse projeto que é anual para se tornar bimestral e proporcionar que mais pessoas com deficiência experimentem essa oportunidade e que tenhamos uma grande festa da inclusão”, adiantou.

O coordenador do GT Pessoa com Deficiência, Luis Kassab, considerou o evento como muito positivo. “Diante das dificuldades e da falta de recursos, podemos considerar que este evento foi um sucesso. Todos os participantes andaram de ‘bikes’ e foram recepcionados com um café da manhã e com frutas de época no período da tarde. Muitas mães que vieram hoje pediram para que a gente não esqueça de convidá-las para o próximo evento”, disse.

Alegria

A professora Maria Bernardete de Sá, mãe de Lucas de Sá, de 21 anos, destacou a importância da iniciativa do Consórcio Intermunicipal. “Quando ele andava, a gente saía mais de casa. Depois que ele deixou de andar, ficou mais difícil sair com ele”, recorda. Para ela, o Bike-Nic é uma oportunidade de dar um pouco mais de alegria para todos que tem problemas de locomoção. Adorei e espero que esse evento se repita mais vezes”, destacou.
 
Com paralisia cerebral, Jade Tainã Souza Silva, 21 anos, moradora de Mauá, participou da atividade pela primeira vez. “No período da manhã, normalmente, ela está dormindo, sonolenta. Só o fato de estar aqui já mostra que ela está feliz em participar”, comentou a mãe Sandra Avelina de Souza.

Acompanhado da mãe, Sueli dos Santos Silva, Kahuê Augusto de Santos Lima, 16 anos, com Síndrome de Down, já participou de atividades inclusivas na Estância, como o passeio do Jeep Clube de Ribeirão Pires. “Ele quer participar de tudo, sempre”, disse a mãe, moradora do Parque Aliança. Kahuê chamou a atenção para a sua desenvoltura e coordenação motora ao dançar.

Outras edições

O Bike-Nic é um evento itinerante, sendo sediado a cada ano em uma das cidades da região, favorecendo a participação das pessoas com deficiência num passeio ciclístico juntamente com familiares. As edições aconteceram em Santo André (2008), São Bernardo do Campo (2010), Ribeirão Pires (2011) e São Caetano do Sul (2012).

Tags

GT PESSOA COM DEFICIÊNCIA