Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2018

Consórcio firma parceria com Defensoria Pública para curso de combate à violência doméstica

Prefeitos também debateram cooperação técnica com a cidade italiana de Turim, como parte do programa internacional desenvolvido pela União Europeia

Iniciativa pioneira na região, o curso “Gênero e Masculinidades” passará a contar com apoio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo em sua terceira edição. A parceria foi firmada nesta quinta-feira (8), durante a assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

A formação é destinada ao público masculino e tem como objetivo sensibilizar e capacitar os homens que trabalham no serviço público das seis cidades consorciadas, conforme ressaltou o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando. “É um trabalho muito importante, com o intuito de diminuir a violência contra a mulher”, afirmou.

Com encontros semanais, o curso tem início previsto para 14 de março, informou o coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio, Eurico de Marcos Jardim.

A iniciativa contribui para a criação de uma cultura menos violenta, destacou Ana Rita Souza Prata, defensora pública do Estado de São Paulo e coordenadora do Núcleo Especializado em Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher. “Não são apenas as mulheres que são beneficiadas, mas também os homens, que podem refletir sobre uma forma de se relacionar melhor em sociedade e fortalecer o diálogo”, disse.

União Europeia

A pauta da reunião também incluiu a cooperação técnica entre o Consórcio e a cidade de Turim, como parte do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE). A delegação italiana chega ao ABC em 26 de fevereiro para uma visita técnica de quatro dias à região.

Durante a permanência no ABC, os representantes da cidade italiana vão tratar de temas relacionados à mobilidade articulados pelo Consórcio, como transporte coletivo, sincronização semafórica e integração física entre os diferentes modais.

Subcomissão regional

Os prefeitos também aprovaram o regimento interno da Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos da Região do Grande ABC (P2R2).

Instalado oficialmente em 2016, o grupo regional é composto por representantes do Corpo de Bombeiros, polícias Ambiental e Rodoviária Federal e Estadual, Comitê de Fomento Industrial do Polo Grande ABC (Cofip), Grupos de Trabalho (GTs) Gestão de Risco, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Saúde, entre outros. A iniciativa estabelece protocolos de manejo de desastres, com o objetivo de proporcionar uma atuação de forma integrada e articulada na região nesta temática.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44