Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sábado, 20 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
19/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio mantém situação financeira saudável mesmo com redução orçamentária

Assembleia mensal da entidade incluiu ainda teste do aplicativo que vai disponibilizar dados do Centro de Gerenciamento de Emergências ABC


Consórcio mantém situação financeira saudável mesmo com redução orçamentária

Um ano após a política de austeridade com os gastos implantada pela atual gestão do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, os municípios têm conseguido saldar ou reduzir significativamente as pendências financeiras com a entidade regional. As medidas permitiram ao Consórcio alcançar uma situação financeira saudável, afirmou nesta quinta-feira (8) o presidente do colegiado e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.

“A situação das prefeituras em relação ao Consórcio melhorou muito e praticamente não temos mais inadimplência. As dívidas que ainda restaram foram deixadas pelas administrações anteriores”, explicou Morando, após a assembleia mensal de prefeitos da entidade.

O presidente do Consórcio informou que as prefeituras devem enviar neste mês os projetos de lei às Câmaras Municipais para a diminuição do repasse dos municípios para a entidade regional para o exercício de 2018, passando de 0,25% da receita ordinária líquida de cada município para 0,17%. Antes da posse da nova composição do colegiado de prefeitos, em janeiro de 2017, o percentual do repasse era de 0,50%.

“A nossa arrecadação atual garante o custeio do Consórcio, com o escritório de Brasília e pontualmente alguns projetos. Banimos o desperdício de dinheiro público”, ressaltou Morando.

Aplicativo

Durante a reunião, os prefeitos testaram o aplicativo de celular capaz de fornecer informações meteorológicas da região em tempo real, a partir de dados apurados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) instalado no Consórcio.

Por meio do aplicativo, os moradores do ABC poderão consultar a previsão do tempo e colaborar com o envio de informações, ressaltou o presidente do Consórcio.

“Bem moderno e prático, o aplicativo Alerta ABC está em fase experimental e deve ser lançado até o final deste mês. Esta ferramenta é um benefício direto ao usuário, com dados meteorológicos mais precisos”, afirmou Morando.

Tarifas de ônibus

Os prefeitos definiram que cada município consorciado vai definir individualmente a questão das tarifas de transporte público. “A posição oficial do Consórcio é de que o assunto não será mais debatido na entidade. Em comum acordo, os prefeitos acreditam que esta é uma questão municipal e que cada um definirá a tarifa conforme sua conveniência de valor e de momento”, afirmou Morando.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

296 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.