Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
25/04
Chuva
Máx 26 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 22 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 01 de Março de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio encerra missão da comitiva de Turim no Brasil e diagnostica primeiros projetos

Em encontros técnicos, brasileiros e italianos analisaram viabilidade de um centro de controle de tráfego e uma central de informações como projetos regionais


Consórcio encerra missão da comitiva de Turim no Brasil e diagnostica primeiros projetos

A primeira rodada da cooperação entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a cidade de Turim, na Itália, terminou nesta quinta (1°) com o diagnóstico de iniciativas que podem contribuir para melhorar a mobilidade na região. A parceria é realizada por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), desenvolvido pela União Europeia (UE), possibilitando aos seis municípios consorciados do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) desenvolver programas de políticas públicas, de forma integrada à cidade italiana, até 2020.

Na coletiva de imprensa de encerramento da missão, o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, destacou que as trocas de experiências ocorridas ao longo desta semana forneceram informações riquíssimas para formatar o projeto que será apresentado pela entidade regional ao bloco europeu até o fim deste ano.

“Conforme o diagnóstico que constatamos, um centro de controle de tráfego regional é indiscutivelmente uma grande prioridade para dar mais qualidade de vida às pessoas, assim como uma central de informações. Através destes mecanismos poderemos integrar linhas de ônibus e nortear melhor o transporte intermunicipal”, afirmou Morando.

O secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, explicou que as todas as impressões apontadas pelos italianos em relação aos modais de transportes disponíveis na região serão estudadas conjuntamente nos próximos meses. “Como parte do IUC, o Grande ABC vai enviar sua delegação a Turim para dar continuidade à cooperação e conhecer in loco as ações realizadas na cidade italiana. Enquanto isso, os dois lados continuam realizando reuniões por meio de videoconferências para a troca de experiências”.

Os encontros técnicos entre o ABC e Turim foram os primeiros a terem início entre as 40 parcerias firmadas pelo programa da União Europeia. Gestor da iniciativa, Stefan Unseld ressaltou que a organização e profissionalismo que conduziram a missão dos italianos no Brasil foi fundamental para viabilizar os próximos passos da cooperação. “A União Europeia é um facilitador para a troca de experiências. Hoje temos uma visão ampla das áreas que podem ser alvo de cooperação entre as duas regiões”, explicou.

A delegação foi composta ainda por Fabrizio Arneodo, diretor de Tecnologia da Telematic Technologies TransportTraffic Torino (5T); Andrea Chicco, pesquisador do Departamento de Transportes do Politécnico de Turim; Giuseppe Estivo, do departamento municipal de Mobilidade e Transportes de Turim; e Chiara Ferroni, analista de negócios sênior da Torino Wireless Foundation.

Durante a coletiva, o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura (Italcam), Domenico Alberto Rossini, apresentou à imprensa o projeto da missão empresarial que visitará Turim entre 14 e 17 de maio, paralelamente à ida da delegação à Itália liderada pelo Consórcio para dar continuidade ao IUC. A iniciativa é uma realização da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

310 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 18:56:20

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.