Notícias

Consórcio inicia formação Regional Continuada para Conselheiros Tutelares

Primeiro encontro da iniciativa abordou papel do conselheiro tutelar e seus enfrentamentos

09/03/2018

Representantes dos Conselhos Tutelares da região se reuniram, na manhã desta sexta-feira (9), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para dar início à III Formação Regional Continuada para Conselheiros Tutelares.

Em seu primeiro dia, a iniciativa abordou a importância do processo do fortalecimento da formação especializada no cuidado com a criança e adolescente e uma análise da legislação. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) Criança e Adolescente, em parceria com a Fundação Projeto Travessia.

O palestrante José Nildo Alves Cardoso, especialista na área de Direitos Humanos, destacou o papel dos Conselheiros Tutelares, seus enfrentamentos e as interfaces do Sistema de Garantia de Direitos.

Representante do GT Criança e Adolescente, Vinicius Clemente Dias destacou que a elaboração do ciclo de palestras foi uma discussão conjunta. “ A escolha dos temas foi um processo bastante discutido. Tanto os Conselheiros quanto nós do GT e da Fundação Travessia trouxemos sugestões. Dessa forma, nós juntamos todas essas necessidades e construímos de forma uniforme a formação”.

A iniciativa ainda contará com mais um encontro no dia 23 de março, das 8h às 18h.  As temáticas que ainda serão desenvolvidas no decorrer do curso são “As Violações de Direitos” e “A Família contemporânea Frente à Diversidade”.

Tags

GT CRIANÇA E ADOLESCENTE