Notícias

Palestra no Consórcio debate qualidade e segurança da água

Evento abriu comemorações do Dia Mundial da Água no ABC

21/03/2018

O debate sobre a garantia da qualidade e da segurança da água para o consumo marcou, nesta quarta-feira (21), a abertura das comemorações do Dia Mundial da Água na região. Realizada no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, a palestra “Plano de Segurança da Água” foi organizada em parceria com o Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Santo André.

O coordenador do Centro de Referência em Segurança da Água da Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo (FSP-USP), Pedro Mancuso ressaltou a importância da qualidade da água para a saúde da população. “A saúde não é a ausência de doença, mas a qualidade de vida. A questão da qualidade da água se insere neste ponto, pois podemos trabalhar a prevenção de doenças através do tratamento desse recurso”.

O evento também contou com a participação de Roseane de Souza, diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção São Paulo (ABES-SP). Especialista em vigilância da qualidade da água, Roseane defendeu a criação de um sistema de notificação de qualidade. “Os sistemas de abastecimento precisam de informações vindas da população, para garantir e assegurar que a água que está sendo distribuída é realmente segura. Estes mecanismos têm de ser inteligentes no seu monitoramento, afinal saneamento é um direito humano”, disse.

Na abertura do evento, o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio, afirmou que a discussão sobre a temática é mais eficiente quando feita de maneira integrada entre os munícipios da região, por meio da entidade. “Esta discussão deve tomar cada vez mais corpo, pois a água é uma questão essencialmente regional. Por isso, o Consórcio trata deste tema com o apoio e colaboração dos municípios”, disse.

Também participaram do evento a coordenadora do GT Meio Ambiente do Consórcio, Sonia Lima, o secretário adjunto de Meio Ambiente de Santo André, Murilo Valle, e o superintendente do Semasa, Ricardo Kondratovich.

Comemorado em 22 de março, o Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para conscientizar a conscientização da população a respeito da preservação desse recurso natural.