Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Terç
23/04
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 03 de Abril de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Assembleia de prefeitos analisa projeto do CCO Regional para apresentação à União Europeia

Em maio, missão oficial do ABC visita a cidade de Turim, na Itália, próxima etapa do programa desenvolvido pelo bloco europeu


Assembleia de prefeitos analisa projeto do CCO Regional para apresentação à União Europeia

O projeto do Centro de Controle Operacional (CCO), em desenvolvimento pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foi analisado nesta terça-feira pelos prefeitos da região durante a assembleia mensal da entidade. A iniciativa será apresentada até o fim do ano à União Europeia (UE), dentro do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC). Com o projeto em mãos, a entidade poderá pleitear recursos do bloco europeu para tirá-lo do papel. 

Em maio, uma missão oficial do ABC visita a cidade de Turim, na Itália, na próxima etapa do programa desenvolvido pela UE. A viagem dos representantes da região à Europa acontece entre os dias 14 e 17 do próximo mês, com o objetivo de intensificar a troca de experiências entre as duas partes, conforme o vice-presidente do Consórcio e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

“A equipe técnica de Turim ficou impressionada ao verificar que uma região grande como a nossa não tem integração na área da mobilidade. O CCO é um sonho de muito tempo do Consórcio e o primeiro passo para conseguirmos essa integração”, afirmou.

Em março, o Governo Federal autorizou o repasse de R$ 5 milhões provenientes do Ministério das Cidades para o projeto executivo do CCO. O recurso foi anunciado em 2013, pela então presidente Dilma Rousseff. A autorização ocorrida no mês passado foi viabilizada graças ao trabalho realizado pelo escritório do Consórcio em Brasília junto à pasta, visando destravar o repasse.

O CCO irá controlar o trânsito em quatro corredores regionais definidos como prioritários, priorizando o transporte coletivo, como parte do Plano Regional de Mobilidade do ABC. Ao mesmo tempo, estão sendo desenvolvidos pelo Consórcio, a partir de recursos federais, 21 projetos funcionais e básicos de engenharia para a requalificação de corredores preferenciais para transporte coletivo, com o objetivo de melhorar a fluidez e desafogar gargalos do transporte público.

Museu virtual

Os prefeitos também aprovaram o início das atividades do projeto Museu Virtual em 50 escolas da região. A tecnologia utiliza óculos de realidade virtual, conectados a um aplicativo que roda as imagens dos museus em 3D, integrando elementos do real, imagens de locais importantes para os municípios e obras de arte que marcaram a história das cidades.

“A partir deste mês, o Museu Virtual vai passar pelas escolas da região, possibilitando que as crianças tenham acesso a esta nova tecnologia para conhecer o acervo cultural das nossas cidades”, explicou o vice presidente do Consórcio, Paulo Serra.

Também prossegue o trabalho de catalogação das principais obras de arte dos seis municípios consorciados, por meio de um software de gestão de última geração para gestão de acervos.

Desenvolvido pela startupbrasileira Artyou, o projeto foi proposto pelo Grupo de Trabalho (GT) Cultura, com apoio do Grupo Temático História e Memória e a Comissão de Implantação do Museu Virtual Grande ABC, composta pelos técnicos dos museus e das pinacotecas municipais. O tour virtual pelas escolas da região conta com parceria do GT Educação.

Saúde

A pauta da assembleia também contou uma apresentação aos prefeitos do coordenador do GT Saúde, Geraldo Reple, sobre a regionalização da central de regulação de vagas, com o objetivo agilizar a abertura de vagas ambulatoriais e de leitos para pacientes da região, e do início do processo de distribuição descentralizada de medicamentos de alto custo no ABC, atualmente concentrada no Hospital Mário Covas.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

304 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.