Sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 11 de Maio de 2018

Audiência do presidente da República com prefeito Orlando Morando destaca Consórcio

Michel Temer e presidente do colegiado se reuniram hoje em Brasília e parcerias foram enfatizadas

A política de parceria, bem como convênios em programas, entre a União e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC foi o tema predominante na audiência desta quinta-feira (10) entre o presidente da República, Michel Temer, e o presidente do colegiado, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando.

O encontro oficial ocorreu no gabinete da presidência da República e foi acompanhado do novo secretário executivo do Consórcio, Tunico Vieira, e pelo presidente da Empresa de Transporte Coletivo (ETC), Ademir Silvestre, que estava em Brasília para outras pautas.

Na audiência, Temer enfatizou a importância do Consórcio para o País, detalhando a instituição como exemplo para outras regiões. Oficializou um encontro entre os prefeitos do Grande ABC para o dia 28 deste mês com o ministro chefe do Governo, Carlos Marun, cuja pauta avance sobre as políticas firmadas. Destacou que após esta audiência, aguarda os chefes de Executivo para consolidação dos temas acordados.

“Ficou claro que o Consórcio goza de pleno prestígio junto à União e ao Estado. Assim, precisamos continuar com a busca dos melhores programas para a região. Foi um importante passo avançar nesta audiência para colocarmos as cidades nos programas federais”, destacou Morando.

O Consórcio tem trabalhado de maneira efetiva para a consolidação de novas políticas. O Governo Federal já liberou R$ 32 milhões para o Consórcio para confecção dos projetos básico e funcionais. Também no campo da Mobilidade Urbana, recentemente a União autorizou o repasse de R$ 5 milhões para o projeto executivo do Centro de Controle Operacional (CCO), que irá controlar o trânsito em quatro corredores regionais prioritários no Plano Regional de Mobilidade.

Um dos planos estratégicos implementados pelo Consórcio foi a criação do escritório em Brasília, que além desta proximidade garantiu a parceria com a União Europeia, por meio do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC). O Consórcio firmou aliança com a cidade de Turim, na Itália, e técnicos italianos visitaram a região no fim de fevereiro para conhecer o sistema de transporte coletivo e sinalizações viárias.

(Com informações da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo)

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38