Notícias

Consórcio recebe abertura da exposição itinerante ‘A Arte Negra na Cultura Brasileira’

15/05/2018

O Consórcio Intermunicipal recebe, a partir desta terça-feira (15), a exposição itinerante “A Arte Negra na Cultura Brasileira”, com obras do artista plástico Elifas Andreato. A abertura da mostra na região acontece às 18h, na sede da entidade regional. Por articulação do Grupo de Trabalho (GT) Igualdade Racial, a iniciativa passará pelos seis municípios consorciados, destacando o papel do negro na sociedade por meio da arte e da cultura.

Com curadoria do próprio artista e de seu filho, Bento Andreato, a exposição traz “Menino e Bandeira”, uma das ilustrações mais icônicas do artista, além da sua visão de personalidades como Adoniran Barbosa, Clementina de Jesus, Cartola, Martinho da Vila e Paulinho da Viola. A mostra é organizada pela Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, vinculada à Secretaria Estadual da Cultura.

Com mais de 50 anos de carreira, Elifas Andreato criou capas de discos para grandes nomes da MPB e participou da equipe de criação de revistas, produzindo cerca de 400 trabalhos ao longo de sua carreira. Em 2011, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog, pelo conjunto da sua obra, em reconhecimento à defesa dos direitos humanos e dos valores éticos e democráticos.

Ainda neste mês, a mostra itinerante parte para São Caetano do Sul no próximo dia 20. Em seguida, é a vez de Mauá (14/06), Santo André (04/07), São Bernardo do Campo (25/07), Rio Grande da Serra (15/08) e Ribeirão Pires (05/09).

Clique aqui para ver mais fotos da exposição.

Serviço:

Exposição “A Arte Negra na Cultura Brasileira”

De 15 a 18 de maio

Local: Consórcio Intermunicipal Grande ABC

Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André.

Tags

GT IGUALDADE RACIAL