Notícias

Consórcio sedia cadastramento de pessoas com deficiência para vagas de emprego

Objetivo do levantamento foi identificar e selecionar pessoas que possam atuar em vagas oferecidas pelo Ministério Público do Trabalho na região

12/06/2018

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC cedeu nesta terça-feira (12) seu auditório e uma sala no andar térreo para a realização do cadastramento de pessoas com deficiência para se capacitarem às vagas oferecidas pelo Ministério Público do Trabalho. Durante todo o dia, foram 165 pessoas cadastradas na entidade regional. No sábado, nas dependências da Universidade Federal do ABC (UFABC), outras 100 pessoas foram cadastradas.

Para a consultora Maria de Fátima Silva, da ONG Amankay, que coordenou o trabalho, a localização central do Consórcio e as dependências amplas para recepcionar os candidatos facilitaram o processo de chegada e locomoção dos interessados, além do contato dos consultores da Amankay com os candidatos.

“Logo na chegada, a pessoa era convidada a preencher uma ficha, com seus dados e experiência. Em seguida, o candidato ia para outra sala onde podia falar sua experiência no mercado de trabalho para os analistas da Amankay”, disse. Segundo ela, o cadastro será encaminhado para outra empresa, que vai tratar os dados e que, inclusive, trabalha na seleção de pessoas autistas, para depois ser encaminhado ao Ministério Público do Trabalho.

“Essa primeira entrevista não teve o objetivo de selecionar ninguém. A nossa meta é ter um retrato das pessoas que estiveram por aqui para constatar quem são, quantas mulheres e quantos homens, jovens ou adultos. Que tipo e grau de deficiência e também saber um pouco mais desse público”, destacou Maria de Fátima.

Acessibilidade

O cadastramento foi feito por meio do programa "Acessa ABC - Acessibilidade como mote de inclusão". Para recepcionar e encaminhar os candidatos para a recepção e triagem, a Amankay garantiu a acessibilidade e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os candidatos poderiam ter qualquer deficiência (física, auditiva, visual, intelectual ou mental) e precisariam ter mais de 14 anos. O Acessa ABC é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do Instituto Amankay, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e demais cidades da região.

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Tags

GT PESSOA COM DEFICIÊNCIA