Notícias

Consórcio apresenta CGE ABC à Defesa Civil de Osasco

Equipe técnica do município avalia implementação de iniciativa semelhante à da entidade regional

21/06/2018

Representantes da Defesa Civil do município de Osasco, na Região Metropolitana de São Paulo, visitaram nesta quinta-feira (21) o Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC), instalado na sede do Consórcio. O grupo foi recepcionado pelo Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos da entidade regional.

Inaugurado em dezembro, o CGE ABC é a primeira unidade regional do gênero no País. A iniciativa realiza o monitoramento das condições meteorológicas na região, fornecendo com antecedência informações sobre a quantidade e intensidade das chuvas, proporcionando integração, agilidade e eficácia às ações das equipes de Defesa Civil dos municípios consorciados.

O objetivo do grupo com a visita foi conhecer o funcionamento do CGE, como parte de um projeto para realizar iniciativa nos mesmos moldes, conforme destacou o coordenador do GT, Rafael Teixeira das Neves. “A Defesa Civil de Osasco veio conhecer a iniciativa já implementada no ABC e avaliar as possibilidades de realizarem um projeto semelhante. Como se trata de um dos maiores municípios da Região Metropolitana, eles poderiam fazer um CGE municipal, mas a ideia deles é que seja uma iniciativa regional”, explicou.  

Osasco está localizada na sub-região Oeste da Grande São Paulo, juntamente com Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba. O monitoramento das condições meteorológicas realizado de maneira regional vai ao encontro do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), em fase de elaboração, acrescentou o coordenador do GT Gestão de Riscos.

A equipe de Defesa Civil foi composta pelo coordenador Almir do Nascimento, pelo supervisor operacional Genivaldo, pelo chefe da Divisão Técnica, Jhomakssy Mateus, e pelo engenheiro civil Renato Castineira. Também acompanhou o grupo o secretário de Planejamento do município, Bruno Mancini.

Tags

CGE ABC