Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quin
28/03
Chuva
Máx 24 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 19 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0

Obras - Sexta-feira, 22 de Junho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio promove primeiro Congresso Intermunicipal de Educação do Grande ABC

Abertura será na segunda-feira (25), em São Caetano do Sul, e o encerramento acontece na terça-feira, no Cenforpe de São Bernardo do Campo


Consórcio promove primeiro Congresso Intermunicipal de Educação do Grande ABC

Com abertura nesta segunda-feira (25), às 13h30, no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano do Sul, e encerramento na terça-feira (26), no Cenforpe de São Bernardo do Campo, o Grande ABC recebe um grande evento: o I Congresso Intermunicipal de Educação do ABCMRR, que é organizado pelo Consórcio Intermunicipal e pelas secretarias municipais de Educação das cidades consorciadas. Os organizadores esperam cerca de 2,4 mil congressistas nos dois dias de trabalhos.

A realização do evento contou com a parceria e o apoio técnico das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs)/ Centro Paula Souza, do Centro Universitário FEI, da Faculdade de Mauá (FAMA), da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime), além de outros apoiadores.

Tendo como principal bandeira a discussão em torno da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), entre outros assuntos igualmente relevantes, o Congresso reunirá cerca de 2,4 mil congressistas, entre diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos, gestores da Educação, educadores e professores.

 A professora Sílvia Donini, que participou da construção da BNCC no Ministério da Educação e que atualmente ocupa o cargo de Secretária da Educação da Prefeitura de São Bernardo do Campo, destacou que “O Congresso tem uma característica muito importante: um grande número de trabalhos inscritos de professores das redes municipais e das Etecs, e isso é muito importante, pois compartilhar saberes é uma das missões principais dos Educadores”.

Segundo ela, além de um currículo regional, outro grande desafio regional é o de estabelecer uma formação específica para as áreas de maior atuação, como Saúde Mental; O Marco Legal da 1ª Infância e a formação dos Conselhos Tutelares. “Eu também vejo como positiva e assertiva essa aproximação da Educação com a Segurança Pública, o Poder Judiciário e a Saúde. Isso é capaz de estabelecer um novo olhar para as vulnerabilidades. A nossa região tem muitas crianças e jovens em situação vulnerável”, reforçou.  

Para a professora Gilzane Santos Machi, coordenadora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja) da Prefeitura de Santo André, integrante das Comissões Organizadora e Científica, o Congresso de Educação do ABCMRR será uma grande oportunidade para a integração e o compartilhamento de políticas públicas entre as cidades. “Nossa expectativa é promover a integração entre os municípios e o intercâmbio das políticas que são desenvolvidas. Muitas vezes um município não sabe o que está acontecendo na cidade vizinha”, destaca.

 Ineditismo

O 1º Congresso Intermunicipal de Educação do Grande ABCMRR é uma iniciativa inédita na região, e surge a partir do desejo de discutir a Educação e aproximar suas práticas numa grande oportunidade para unir acadêmicos e educadores regionais. Com o apoio dos gestores educacionais atuantes no Consórcio, o evento possibilitará a integração entre os municípios em um processo de reflexão e atualização sobre temas e desafios contemporâneos.

O evento tem o intuito de refletir sobre as Políticas Públicas Educacionais e suas implicações na região do Grande ABC; dar visibilidade às boas práticas desenvolvidas nas redes públicas de educação; reconhecer e valorizar a autoria intelectual docente; analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da educação da infância e juventude, tendo em vista uma educação mais qualificada aos novos tempos.

Para tanto, procura reunir relatos, experiências e pesquisas desenvolvidas por educadores das redes públicas de ensino, propor novas intervenções e indicar necessidades de novos estudos em cada área de abrangência da educação, por meio da submissão dos respectivos trabalhos.

 

Serviço

I Congresso Intermunicipal de Educação do ABCMRR

Abertura - Dia 25/06/2018 (segunda-feira) - Abertura em São Caetano do Sul - Teatro Paulo Machado de Carvalho Alameda Conde de Porto Alegre, 840 - Santa Maria, São Caetano do Sul – SP Público-alvo: diretores, coordenadores e supervisores pedagógicos, gestores da educação

Dia 26/06/2018 (terça-feira), em São Bernardo do Campo – CENFORPE Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 201 - Planalto, São Bernardo do Campo - SP, 09891-420

 

Confira a programação do 1º Congresso

Confira o cronograma de exposições dos trabalhos

 Inscreva-se aqui para o segundo dia do evento em São Bernardo do Campo

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

446 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.