Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 17 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
17/04
Chuvas Isoladas
Máx 30 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Chuva
Máx 23 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 23 de Julho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio conhece experiências de incentivo ao turismo em Campos do Jordão e São Bento de Sapucaí

Experiência na Serra da Mantiqueira mostra regionalização como ferramenta para fortalecer municípios no setor e superar desafios


Consórcio conhece experiências de incentivo ao turismo em Campos do Jordão e São Bento de Sapucaí

A troca de experiências na área de incentivo ao turismo marcou a visita técnica do Consórcio Intermunicipal Grande ABC aos municípios de Campos do Jordão e São Bento de Sapucaí, no Interior do Estado de São Paulo. A delegação da entidade regional, liderada pelo secretário executivo Tunico Vieira, percorreu as cidades da região da Serra da Mantiqueira na última quinta-feira (19). Também participou dos encontros técnicos a coordenadora de Programas e Projetos Lívia Rosseto.

No período da manhã, o grupo foi recebido pela secretária de Turismo de São Bento do Sapucaí, Walkyria Ferraz, que apresentou os principais programas turísticos locais. Entre as iniciativas, ela apontou o projeto de sinalização turística integrada e o museu audiovisual, em que a própria cidade é apresentada por meio de depoimentos dos munícipes.

A secretária destacou os desafios do setor público na promoção do turismo e enfatizou a importância da regionalização das ações do setor para as cidades. São Bento do Sapucaí integra o Consórcio Intermunicipal Serra da Mantiqueira (CISMA), juntamente com Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Santo António do Pinhal, e Tremembé.

Para Walkyria Ferraz, que atua na Secretaria do município como técnica desde 2009, a regionalização fortalece os municípios e os ajuda a manter suas características individuais. “Cada município tem sua vocação turística, como São Bento do Sapucaí, como destino de aventura, e Santo Antônio do Pinhal, com um perfil mais romântico. Entretanto, juntas podem estimular o turista a conhecer a região”, destacou.

No período da tarde, a delegação do Consórcio visitou a Secretaria de Turismo de Campos do Jordão. André Barbedo, secretário adjunto da pasta, destacou que o município acabou de aprovar seu plano diretor de turismo e está trabalhando para fortalecer as instituições do trade turístico local, isto é, o conjunto de equipamentos como meios de hospedagem, bares e restaurantes, centros de convenções, agências de viagens e turismo, empresas de transporte, lojas e todas as atividades comerciais periféricas ligadas direta ou indiretamente à atividade. Além disso, o objetivo da Secretaria é que os serviços sejam prestados da melhor forma possível.

André Barbedo também falou sobre os desafios do setor público na gestão do turismo, inclusive para uma cidade que já se consolidou como destino turístico. Para o secretário adjunto, o fortalecimento de uma região turística só tende a trazer vantagens para todos os municípios. Dentro desta perspectiva, o Consórcio da Mantiqueira Paulista tem ganhado cada vez mais espaço dentro das municipalidades. “Existe uma convergência de entendimento entre os prefeitos da importância do fortalecimento da região”, ressaltou.

Durante as visitas técnicas, Tunico Vieira colocou o Consórcio à disposição dos dois municípios e convidou os representantes para conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade no ABC. “Existem diferenças na vocação turística entre as duas regiões. Ações como uma base fortalecida de gestão do turismo, a sinalização integrada e um sistema regional de inteligência que organize e dê destaque às atividades turísticas na região são projetos que podem estimular o turismo no Grande ABC”, afirmou.

O Consórcio está elaborando atualmente o Plano Regional de Turismo do Grande ABC, com conclusão do prevista para setembro, com o objetivo de contemplar estratégias de fortalecimento e integração das ações municipais.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

288 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 11/04/2024

Portal atualizado em: 17/04/2024 16:57:57

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.