Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 07 de Agosto de 2018

Balanço das ações das Defesas Civis municipais destaca atuação do CGE ABC

Relatório do Grupo de Trabalho Gestão de Riscos incluiu atendimento realizados no período das chuvas 2017/2018

Balanço das ações das Defesas Civis municipais destaca atuação do CGE ABC

O balanço do período das chuvas 2017/2018, apresentado nesta terça-feira (7) durante a assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, destacou a contribuição do Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC) nas ações das Defesas Civis das cidades consorciadas. Inaugurado em dezembro e mantido pelo Consórcio, o CGE ABC é a primeira unidade regional do gênero no País.

O presidente do colegiado e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, classificou o CGE ABC como uma medida importante e inovadora para a redução de riscos nos municípios. “Esta é uma iniciativa que foi aprovada por todos prefeitos. A importância do CGE tem sido ressaltada pelos técnicos dos municípios principalmente pelo nível de informações disponibilizadas”, afirmou Orlando Morando.

O coordenador do GT Gestão de Riscos, Rafael Teixeira das Neves, ressaltou os benefícios para as equipes dos municípios em contar com informações apuradas por meio do monitoramento realizado por câmeras, dos dados pluviométricos e das estações  meteorológicas locais, da previsão do tempo e da comunicação de risco preventivo.

“O CGE trouxe melhorias nos processos, graças à tecnologia e ao aumento de ações intersetoriais, permitindo que as Defesas Civis montem modelos estruturais para a prevenção de acidentes. É um exemplo de política pública em que os municípios ajudam um ao outro e aprendem conjuntamente como enfrentar seus desafios”, defendeu Neves.

Segundo o balanço apresentado, entre dezembro de 2017 e abril deste ano, as Defesas Civis das cidades consorciadas realizaram 1.618 atendimentos relacionados diretamente com chuvas, e 131 interdições. Para o coordenador do GT, o trabalho realizado em conjunto das equipes da Defesa Civil dos municípios segue contribuindo para manter a tendência de queda no número de atendimentos, assim como nos últimos verões.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44