Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 19 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Segu
18/03
Chuva
Máx 29 °C
Min 23 °C
Índice UV
11.0
Terç
19/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Quar
20/03
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Quin
21/03
Chuvas Isoladas
Máx 34 °C
Min 23 °C
Índice UV
11.0

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio forma primeira turma de professores em método de tiro defensivo

Iniciativa da entidade regional capacitou GCMs do ABC para o Método Giraldi, reconhecido internacionalmente pelo Comitê da Cruz Vermelha e pela ONU


Consórcio forma primeira turma de professores em método de tiro defensivo

As Guardas Civis Municipais (GCMs) do ABC ganham, a partir desta sexta-feira (17), multiplicadores da técnica Tiro Defensivo na Preservação da Vida, também conhecida como Método Giraldi. Por iniciativa do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, as corporações da região passam a contar com 29 novos professores da metodologia.

A cerimônia de formatura, realizada no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo do Campo, contou com a palestra do Coronel da reserva Nilson Giraldi, que criou a técnica de ensino de tiro em 1997. Atualmente, a metodologia é reconhecida internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Comitê da Cruz Vermelha.

Em sua fala, o Coronel Giraldi ressaltou que não há bem maior em uma corporação do que seu integrante, por isso é necessário zelar e cuidar da vida e da liberdade dos policiais e guardas civis. Por isso, a técnica de ensino de tiro simula situações que podem ser vivenciadas no dia a dia.

"Arma sem procedimento não vale nada. O Método pode ser aplicado em qualquer circunstância e reduz em 98% a perda de vida dos policiais em serviço. No ano passado, por exemplo, nenhum policial morreu em conflito armado em São Paulo", afirmou Giraldi.

O criador da doutrina defendeu ainda o investimento e a valorização do capital humano dos policiais e guardas civis, de forma a estarem blindados contra os males da vida. Giraldi ressaltou ainda a importância dos cuidados com saúde e alimentação, assim como ter a família como prioridade e perseguir valores como coragem, autoestima, espiritualidade e humildade.

Representando o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública da entidade regional, Carlos Alberto dos Santos, ressaltou que o Método Giraldi é mais do que uma simples instrução, mas uma doutrina que prepara policiais e guardas civis para servir e proteger a sociedade e a si mesmos.

"É muito gratificante poder difundir esta doutrina que, além de revolucionar o método de tiro em São Paulo, foi consagrada internacionalmente. As GCMs do ABC estão entrando em uma nova fase", afirmou Santos, que atuou na equipe do Coronel Giraldi.

A mesa de autoridades da cerimônia foi composta ainda pelo secretário de Segurança Cidadã de Santo André, José de Oliveira Pinto; pelo secretário de Segurança Pública de Ribeirão Pires, José Luis Navarro; pelo secretário de Defesa Cidadã de Diadema, Marcel Lacerda Soffner; pelo comandante da GCM de São Bernardo, Flávio Leão Rafael; e pelo diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Adelmo Meira.

CRFSU

Pioneiro do gênero em caráter regional no país, o Centro de Formação do Consórcio tem como objetivo integrar as ações das Guardas Municipais, seguindo os princípios da Política Nacional de Segurança Pública. Localizada em São Bernardo do Campo, a unidade oferece cursos de ingresso na corporação, formação continuada, ascensão na carreira e especialização. O objetivo do CRFSU é proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado não apenas para os guardas civis, mas para profissionais de áreas como defesa civil e trânsito.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

305 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 15/03/2024

Portal atualizado em: 18/03/2024 18:05:23

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.