Notícias

Consórcio conclui a formação de 40 novos guardas civis de Mauá

Curso de ingresso na corporação foi ministrado pelos instrutores do Centro de Formação mantido pela entidade regional

30/08/2018

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mauá passa a contar com o reforço de 40 novos integrantes, formados pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O curso de ingresso na corporação foi encerrado oficialmente nesta quinta-feira (30) em cerimônia realizada no Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pela entidade regional.

Representando o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, o coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública, Carlos Alberto dos Santos, afirmou ressaltou que o CRFSU foi fundamental para a qualificação profissional dos novos guardas civis. “O nosso Centro de Formação transmitiu o conhecimento para que todos possam atuar de forma a atender bem a sociedade e também para que cada um possa proteger a própria a vida e sua liberdade”, afirmou.

O comandante da GCM de Mauá, Erionaldo Alves da Silva, destacou o trabalho realizado pelo CRFSU na preparação dos novos guardas civis que atuarão no município. “Quero dar boas-vindas aos novos integrantes da GCM de Mauá. Agradeço aos instrutores do Centro de Formação, que colaboram ao máximo e tiveram um papel fundamental para formar a sexta turma da nossa Guarda Civil”, disse.

A cerimônia de encerramento também foi acompanhada pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Mauá, Luiz Alfredo dos Santos Simão, e por representantes das secretarias municipais das cidades consorciadas, pelo major Edson Lima de Oliveira, diretor do CRFSU, além de comandantes e representantes das demais GCMs da região.

Iniciado em maio deste ano, o curso de ingresso para os novos guardas civis de Mauá contou com uma grade curricular composta por 33 disciplinas, incluindo Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Libras e Armamento. Os alunos também tiveram a instrução de Tiro Defensivo na Preservação da Vida, conhecido como Método Giraldi.

CRFSU

Pioneiro do gênero em caráter regional no país, o Centro de Formação do Consórcio tem como objetivo integrar as ações das Guardas Municipais, seguindo os princípios da Política Nacional de Segurança Pública. Localizada em São Bernardo do Campo, a unidade oferece cursos de ingresso na corporação, formação continuada, ascensão na carreira e especialização. O objetivo do CRFSU é proporcionar uma formação de caráter integral e humanizado não apenas para os guardas civis, mas também para profissionais de áreas como defesa civil e trânsito.

Tags

CENTRO REGIONAL DE FORMAÇÃO