Notícias

Consórcio sedia orientação profissional para pessoas com deficiência

Capacitação foi realizada em parceria com a ONG Amankay e também com o Ministério Público do Trabalho na região

31/08/2018

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC cedeu seu auditório nos dias 30 e 31 de agosto para a realização de oficina de orientação profissional para pessoas com deficiência. A capacitação foi realizada em parceria com a ONG Amankay e o Ministério Público do Trabalho na região.

Durante os dois dias foram orientadas 33 pessoas na entidade regional. A palestra teve como conteúdo dicas de como se comportar e contou ainda com uma dinâmica em grupo para auxiliar aos candidatos a se familiarizarem com o que acontece no mercado de trabalho.

Para a consultora do instituto Amankay, Marcia Hipolito, essa ação é fundamental para auxiliar os profissionais a obterem sucesso. Durante o período de cadastramento, foi identificado um despreparo dos candidatos em relação à construção do currículo e até como se comportar durante a entrevista de emprego, o que levou os promotores a realizar essa ação durante a capacitação.

“Durante o encontro damos auxílio para a elaboração do currículo, que muitas vezes não está de uma forma atraente, estimulamos o reconhecimento de habilidades próprias e passamos uma orientação básica de postura, comportamento e de como se trajar. São informações fundamentais para que o candidato ou a candidata tenham sucesso no processo seletivo”, disse.

Segundo Márcia, a parceria com o Consórcio foi fundamental e pretende continuar a realizar outras ações em áreas afins. “Quando pensamos em fazer essas palestras não tivemos dúvida de que o Consórcio Intermunicipal iria nos auxiliar, pois aqui existem grupos de várias áreas. Este é um trabalho que ainda pode avançar ainda mais pois é muito importante para as pessoas”, acredita.

Na próxima quinta-feira (6), outra turma receberá orientações profissionais na sede da entidade regional. Os candidatos podem ter qualquer tipo de deficiência (física, auditiva, visual, intelectual ou mental) e precisam ter mais de 14 anos.

Cadastramento

Em junho, pessoas com deficiência e profissionais reabilitados pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que buscam oportunidades de emprego contaram com um cadastramento prévio. O Mutirão no Consórcio Intermunicipal cadastrou 165 pessoas, e faz parte do programa “Acessa ABC”, iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do Instituto Amankay, em parceria com o Consórcio e demais cidades da região.

Tags

CONSÓRCIO