Sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018

Consórcio forma servidores para combate à violência contra a mulher no ABC

Terceira turma do curso “Gênero e Masculinidades” capacita 21 homens com atuação no serviço público da região

Consórcio forma servidores para combate à violência contra a mulher no ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC concluiu nesta quarta-feira (5) a terceira edição do curso “Gênero e Masculinidades”, formada por 21 homens que atuam no serviço público municipal da região. A cerimônia de formatura ocorreu na sede da entidade regional. Organizado pelo Grupo de Trabalho Gênero e pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio, o curso contou com apoio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Ao longo de 20 encontros semanais, iniciados em 25 de abril, a formação contou com palestras, dinâmicas em grupo e troca de experiências entre os participantes com o objetivo de disseminar uma cultura contrária à violência doméstica.

Responsável por mediar os encontros, o coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio, Eurico de Marcos Jardim, ressaltou que a edição deste ano do curso expandiu as fronteiras do projeto iniciado em 2015 e destacou o trabalho em conjunto com a Defensoria Pública do Estado, o Fórum Gênero e Masculinidades do Grande ABC e o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). “Terminamos o curso, mas vamos começar uma vida nova a partir do que aprendemos aqui, uma nova jornada”, afirmou.

Representando a Defensoria Pública do Estado, Aristeu Bertelli enfatizou a contribuição da entidade regional, por meio do curso, para a construção de uma sociedade justa, plural e aberta em nível regional. “Esta é uma iniciativa que mostra a coragem do Consórcio e também dos prefeitos em tratar de um tema tão importante. Precisamos envolver cada vez mais as prefeituras para que as políticas públicas sejam ainda mais eficientes, tendo como bases o municipalismo e a regionalidade”, disse.

O psicólogo Flávio Urra, que coordenou a implantação do curso no Consórcio e atuou como palestrante nesta edição, lembrou que a iniciativa é uma experiência regional desenvolvida pela entidade que já serviu de modelo para outras regiões em São Paulo. “As parcerias estão se fortalecendo e ampliando o projeto. Nosso objetivo é o enfrentamento À violência contra a mulher e, para isso, queremos aumentar o engajamento das pessoas”, afirmou.

A cerimônia de formatura contou ainda com as presenças do diretor de Programas e Projetos do Consórcio, Adelmo Meira; da coordenadora do GT Gênero, Maria Aparecida da Silva. O evento contou ainda com homenagens a  Neon Cunha, Silmara Conchão e Reginaldo Bombini, que participaram desta edição do curso como palestrantes.

Versão do sistema: 2.0.0 - 26/04/2024

Portal atualizado em: 26/04/2024 13:16:38