Terça-feira, 19 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018

Consórcio recebe iluminação especial durante o Outubro Rosa

Campanha internacional alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Consórcio recebe iluminação especial durante o Outubro Rosa

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC ganha iluminação especial durante este mês como parte do movimento internacional Outubro Rosa, dedicado à conscientização da sociedade, especialmente das mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A iluminação noturna da fachada na cor rosa marca a adesão da entidade regional à campanha.

O objetivo da iniciativa é despertar e sensibilizar os moradores da região sobre controle do câncer de mama, destacou a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Gênero do Consórcio, Maria Aparecida da Silva. “A prevenção é a forma mais prática e rápida de prevenir doenças, por isso as mulheres devem fazer autoexame e realizar anualmente a mamografia. Além disso, os homens precisam saber que o câncer de mama não é restrito apenas às mulheres”, afirmou.

Segundo dados do Instituto Nacional de Combate ao Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, respondendo por cerca 28% dos novos casos a cada ano. A doença também acomete 1% dos homens. Ainda de acordo com o Instituto, as estimativas apontam que, entre este ano e 2019, ocorrerão aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

Descobrir a doença logo no início é essencial para a eficácia do tratamento e também para a cura, ressaltou a coordenadora do GT Gênero. A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, presente em cerca de 90% dos casos que são identificados pela própria mulher. Também entre os principais sintomas estão a pele da mama avermelhada, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas. Parte dos casos, no entanto, são assintomáticos.

Como ações preventivas, a mulher deve realizar exames rotineiros. Além de se informar e dialogar sobre o assunto, é importante ter autoconhecimento das mamas e do corpo, verificar seu histórico familiar para câncer de mama, manter hábitos alimentares e físicos saudáveis.

Versão do sistema: 2.0.0 - 15/03/2024

Portal atualizado em: 18/03/2024 18:05:23