Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Educação - Quinta-feira, 25 de Outubro de 2018

Integrantes do Grupo Temático Gênero e Masculinidades ministram palestra na Fama

O coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Eurico de Marcos Jardim, e José Adiliano M.C Marinho, servidor da Prefeitura de Santo André, realizam palestra nesta quinta-feira (25) para cerca de 200 alunos da Faculdade de Mauá (Fama), a partir das 18h30, na Biblioteca da Faculdade. Os coordenadores acertaram na quarta-feira, em reunião no Consórcio ABC, o conteúdo a ser conversado com os alunos da Fama.

A atividade faz parte da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes(Enade) e avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Entre abril e setembro deste ano, o coordenador do Grupo Temático da entidade regional também mediou os 20 encontros semanais da terceira edição do curso “Gênero e Masculinidades, realizado pelo Consórcio. A formação contou com palestras, dinâmicas em grupo e troca de experiências entre os participantes com o objetivo de disseminar uma cultura contrária à violência doméstica. Eurico é ainda coordenador da Campanha Regional do Laço Branco, iniciativa que busca o engajamento dos homens pela superação das desigualdades entre gêneros.

Segundo Eurico, um outro encontro com alunos de diversos cursos da Faculdade de Mauá vai acontecer no dia 13 de novembro, às 19h. Durante a Roda de Conversa, será apresentada a campanha do Laço Branco.

Segundo ele, a disseminação da mensagem de não violência contra as mulheres é muito importante. “É preciso sensibilizar os homens e chamar a atenção para as novas masculinidades, que permitirão a convivência harmoniosa entre as pessoas, em especial entre homens e mulheres”, justificou Eurico.

Palestra sobre Curso Gênero e Masculinidades

Dia 25 de outubro, quinta-feira, às 18h30

Local: Biblioteca da Faculdade de Mauá (Fama)

Rua Rua Vitorino Dell'Antonia, 349, Vila Noêmia, em Mauá.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40