Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 19 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Segu
18/03
Chuva
Máx 29 °C
Min 23 °C
Índice UV
11.0
Terç
19/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Quar
20/03
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Quin
21/03
Chuvas Isoladas
Máx 34 °C
Min 23 °C
Índice UV
11.0

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 29 de Novembro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Professora e alunos da UFABC visitam o Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC

Professora Maria Valverde e 13 alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Urbana ficaram impressionados com as instalações do CGE e com o app Alerta ABC, que emite alertas sobre enchentes ou mesmo de acidentes em vias urbanas


Professora e alunos da UFABC visitam o Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC

O Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, recebeu nesta quinta-feira (29) a visita da professora Maria Valverde, do curso de Engenharia Ambiental e Urbana, da Universidade Federal do ABC (UFABC), campus de Santo André, acompanhada de 13 alunos da instituição de ensino.

A professora Maria Valverde e os alunos da UFABC foram recebidos pelo Técnica de Projetos Maria Gracely Batista Marques, que apresentou aos visitantes os departamentos e funcionários da entidade; e pelo coordenador do GT Gestão de Riscos, Rafael Neves, que detalhou para os visitantes o funcionamento da Central de Monitoramento e também sobre a questão do app Alerta ABC, que informa em tempo real sobre as condições climáticas da região, áreas alagadas, congestionamento provocado por acidentes de trânsito e até mesmo a ocorrência de queda de árvores no Grande ABC.

Também participaram da recepção aos alunos da UFABC, o técnico da Defesa Civil da Prefeitura de Santo André, Umberto Bittar, e o estagiário do CGE, Fábio Zacarias, que detalhou cada um dos monitores que permitem acompanhar em tempo real a movimentação das chuvas na região e até mesmo no Estado, além de acompanhar as previsões e informações sobre alagamentos pelas câmaras das prefeituras da região.

“Para nós é uma grande alegria receber os alunos e a professora Maria Valverde da UFABC. Aqui, antes de mais nada, é um local de ensino para que a pessoas aprendam como nós usamos a prevenção para salvar vidas. E essa visita é uma grande colaboração que o Consórcio pode dar para que eles se desenvolvam e aprendam mais sobre o processo de prevenção”, destacou Rafael.

Para o coordenador do GT Gestão de Riscos, o CGE ABC se torna cada vez mais importante tanto no processo da prevenção e também do gerenciamento dos desastres. “O CGE é um grande aprendizado para as pessoas que vierem visitar o equipamento, pois podem conhecer os modelos e todas as possibilidades de prevenção que nós já criamos aqui no Consórcio”, destacou.

A professora Maria Valverde disse que foi uma grande oportunidade que ela e os alunos tiveram para conhecer o funcionamento do CGE e saber mais sobre o monitoramento do clima e até mesmo para a questão de avisos sobre as áreas afetadas por enchentes. “O CGE é uma ferramenta muito importante e foi fundamental essa visita dos alunos. Aprendemos como é importante a questão da prevenção e até mesmo da emissão de avisos de alerta para as cidades, assim como as informações sobre como proceder em situações de riscos”, disse Maria Valverde.

Os alunos também deixaram a sede do Consórcio satisfeitos por terem conhecido o Centro de Gerenciamento de Emergências. André de Oliveira Luís, 27 anos, disse que não imaginava o porte do CGE. “O CGE ABC é muito maior do que eu imaginava. Pensei que fosse um local pequeno, com duas cadeiras e uma mesinha, e as pessoas olhando para os monitores e soltando o aviso de ‘vai chover’. Eu não imaginava que o CGE fosse tão equipado e em sintonia com as prefeituras, para dar resposta rápida às pessoas preocupadas com o risco de enchentes e os estragos provocados pelos alagamentos”, destacou.

A estudante Danila Ferreira Fredericci ficou impressionada com a visita ao CGE. “Eu achei muito interessante o Centro de Gerenciamento do Consórcio, pois impacta diretamente a vida das pessoas. E principalmente para nós, alunos da UFABC, que é um local sujeito a enchentes, vai ser fundamental. Eu achei bem legal saber que existe um centro que engloba tudo isso para melhorar e prevenir todos os contratempos provocados pelas chuvas. O trabalho do CGE melhora a vida das pessoas, pois se o morador da região for avisado com antecipação ele pode se prevenir e minimizar os estragos”, concluiu.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

312 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 15/03/2024

Portal atualizado em: 18/03/2024 18:05:23

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.