Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Sext
19/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 24 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 14 de Janeiro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Subcomissão P2R2 do Consórcio traz oficiais da Polícia Militar para detalhar o SICOE

Subcomissão P2R2 do Consórcio traz oficiais da Polícia Militar para detalhar o SICOE


Subcomissão P2R2 do Consórcio traz oficiais da Polícia Militar para detalhar o SICOE

A primeira reunião deste ano do P2R2 (Subcomissão Regional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos no Grande ABC), realizada na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, contou com a apresentação por oficiais do Corpo de Bombeiros sobre o SICOE (Sistema de Comando de Operações e Emergências).

O Capitão PM Fabrissyo José Salomão o Tenente PM Antoni, que atuam no Corpo de Bombeiros, apresentaram o SICOE aos demais integrantes do P2R2, e destacaram suas funções, organograma, critérios de operação e procedimentos. A próxima apresentação para os integrantes do P2R2 será feita por técnicos da Cetesb.

A apresentação faz parte de um ciclo iniciado no ano passado em que cada instituição que participa do P2R2 apresenta como a sua corporação está estruturada e como se dá o funcionamento dos protocolos de atendimento à gestão de riscos e desastres.

O objetivo é otimizar a gestão de risco e o gerenciamento de desastres através de planejamento dos processos de mapeamento, verificação das vulnerabilidades e minimização dos desastres com produtos químicos e contaminantes industriais sendo a estrutura base do atendimento para qualquer desastre possível nas cidades, em um trabalho conjunto com a participação da população e das Defesas Civis municipais, do Samu, do Departamento de Trânsito, da Polícia Militar, do Polo Industrial de Capuava, entre outros.

Para o coordenador do P2R2, Rafael Neves, da Prefeitura de Santo André, a ideia é criar um procedimento único para o Grande ABC e levar isso para outras cidades e estados para chegarmos a uma uniformização para o atendimento a acidentes e tragédias no Estado. “O que nós iremos propor aos prefeitos é que esses procedimentos sejam implementados por decreto  para que amanhã ou depois essas práticas não sejam revogadas”, destacou.

Segundo ele, essa atuação da população pode ser intensificada por meio de aplicativos de acontecimentos ou eventos como enchentes, alagamentos, incêndios, ventanias, ou mesmo como voluntários para o atendimento a desastres em suas cidades e regiões.

O tenente Antoni destacou ainda que as etapas são bem estabelecidas com funções claras e que o primeiro procedimento de apoio a emergências a ser adotado pelos representantes de outras instituições é a procura pelo centro de comando. Ele ressalta a importância de que a pessoa que vem ajudar se apresente para quem está coordenando a operação e atue em equipe.

“Chega uma ocorrência de um acidente em determinada empresa, é normal que as pessoas se apresentem para ajudar na ocorrência, sem ao menos saber quem está no comando”, destacou o Capitão PM Salomão. “É nesta coordenação que as decisões são tomadas e todo o planejamento operacional, por exemplo, de atendimento e socorro, é estabelecido”, destacou.

SICOE

O SICOE segue os padrões internacionais de atendimento sendo originado na Califórnia, na década de 70 para o pronto atendimento de emergência em incêndios florestais.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

381 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 19/04/2024 14:40:36

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.