Notícias

Treinamento no Consórcio reforça troca de experiências das Defesas Civis da região

Agentes e técnicos participaram de iniciativa durante três dias no CGE ABC

23/01/2019

O compartilhamento de experiências para aprimorar o trabalho das equipes de Defesa Civil da região marcou o primeiro treinamento sobre o sistema de dados do Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC). O curso, encerrado nesta quarta-feira (23), reuniu agentes e técnicos dos municípios consorciados durante três dias no CGE, instalado na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e mantido pela entidade regional.

Umberto Bittar, técnico da Defesa Civil da Prefeitura de Santo André, orientou os participantes sobre como produzir planilhas com dados municipais e regionais, além do acesso a informações de radares e satélites meteorológicos.

“Nosso objetivo foi multiplicar conhecimento, criando uma rede de compartilhamento de informações, e tivemos uma receptividade muito boa. O CGE do Consórcio está reforçando o trabalho em conjunto das Defesas Civis no ABC”, afirmou Bittar.

O conteúdo do curso contribuiu para ampliar as ações integradas, ressaltou Armando Teixeira, da Defesa Civil de Mauá. “O treinamento foi muito bom para a troca de experiências e também para agregar valores para o nosso dia a dia. Tivemos acesso a uma série de ferramentas que podemos utilizar nos nossos municípios e também em conjunto as outras cidades”, disse.

O CGE ABC monitora as condições meteorológicas na região e fornece com antecedência informações sobre a quantidade e intensidade das chuvas às equipes de Defesa Civil dos municípios consorciados. Inaugurado em dezembro de 2017, é a primeira unidade regional do gênero no País.

Tags

CGE ABC