Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019

Consórcio realiza formatura da terceira edição do curso de Gênero e Masculinidades

Objetivo do curso para servidores municipais do Grande ABC, que contou com o apoio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, é a difusão de uma cultura contrária à violência doméstica

O auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu nesta segunda-feira (25) o evento de formatura da terceira edição do curso de Gênero e Masculinidades, promovido pela entidade regional. Realizada entre abril e outubro de 2018, a formação contou com organização do Grupo de Trabalho Gênero e pelo Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio, com apoio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Participaram do curso 21 homens que atuam no serviço público municipal da região, que se reuniram durante 20 encontros semanais. O programa do curso incluiu palestras, dinâmicas em grupo e troca de experiências entre os participantes com ênfase em difundir uma cultura contrária à violência doméstica. Os encontros foram mediados pelo coordenador do Grupo Temático Gênero e Masculinidades do Consórcio, Eurico de Marcos Jardim.

Representante da Defensoria Pública do Estado, Aristeu Bertelli ressaltou que a instituição tem trabalhado para promover um acesso cada vez mais franco e direto para a população aos serviços, especialmente nos casos de violência contra a mulher. “A porta de atendimento nos serviços públicos precisa ser larga e sempre estar aberta”, afirmou.

Dulce Xavier, da Frente Regional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, destacou que o curso contribui para engajar os homens junto aos movimentos de prevenção à violência, defendendo também o papel da rede regional de serviços. Como referência no ABC, apontou a atuação do Programa Casa Abrigo Regional, mantido pelo Consórcio com objetivo de garantir a segurança e proteção de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, sob risco iminente de morte.

O evento contou ainda com a presença da coordenadora do GT Gênero, Maria Aparecida da Silva, e das psicólogas Rachel Moreno e Eleni Rangel.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14