Terça-feira, 16 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 13 de Março de 2019

Consórcio consegue garantia do Estado na construção de piscinão que terá impacto regional

Governador João Doria anunciou que Estado vai desapropriar áreas necessárias para construção do Piscinão Jaboticabal

Após solicitação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o governador João Doria afirmou na manhã desta quarta-feira (13/3) que fará ainda nesta semana a publicação do Decreto de Utilidade Publica (DUP) das áreas necessárias para construir o Piscinão Jaboticabal. O reservatório deve ser o maior do Estado de São Paulo e beneficiar toda a região, já que ficará em área da capital paulista na divisa entre as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

O anúncio foi feito depois de o governador receber as demandas de combate às enchentes na região das mãos dos próprios prefeitos das sete cidades, em encontro realizado no Palácio do Bandeirantes e intermediado pelo Consórcio.

Participaram da reunião o prefeito de Santo André e presidente da entidade que representa a união das sete prefeituras, Paulo Serra, além dos chefes dos Executivos de São Bernardo, Orlando Morando, Diadema, Lauro Michels, Mauá, Atila Jacomussi, Ribeirão Pires, Adler Teixeira-Kiko, e Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão. Por motivos de saúde, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, não pôde participar da agenda e foi representado pelo vice-prefeito da cidade, Beto Vidoski.

A construção do Piscinão Jaboticabal nas proximidades da Rodovia Anchieta e na confluência entre os ribeirões dos Couros e dos Meninos, na divisa entre São Bernardo, São Caetano e São Paulo, é uma demanda antiga do Consórcio e debatida há pelo menos dez anos. O custo de implantação é estimado em R$ 392,8 milhões, beneficiando 931,9 mil habitantes da região. O reservatório terá capacidade para receber 900 mil metros cúbicos de água.

“Vamos buscar, com o apoio do Governo Federal, investimentos para a execução desta obra. O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, deve avaliar a disponibilidade. Se tiver dificuldade, vamos complementar com a solicitação de financiamentos internacionais. Essa á uma obra de médio a longo prazo”, disse Doria.

O governador ainda anunciou liberação de recursos do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento) para a construção de muros de arrimo e desassoreamento imediato de córregos no Grande ABC.

“Agradecemos o pronto atendimento do Governo do Estado e toda a sua equipe em relação às demandas do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que representa região muito importante e que foi duramente castigada por essa chuva sem precedentes. Não temos como controlar o volume de águas, mas temos como propor políticas públicas para minimizar os impactos negativos à população”, afirmou o presidente da entidade regional, Paulo Serra.

O secretário-executivo do Consórcio, Edgard Brandão, que tem longa experiência em engenharia e planejamento urbano, também ressaltou a importância do anúncio. “Quando falamos em enchentes, temos que achar soluções ao invés de culpados. E esse pontapé inicial para a construção do Piscinão Jaboticabal é um passo muito importante para o combate de inundações no Grande ABC. Essa é uma demanda antiga e que começa a sair do papel”, comentou.

Reunião com ministro

Está marcada para a manhã desta quinta-feira (14/3), também no Palácio dos Bandeirantes, nova reunião entre os sete prefeitos do Grande ABC e o governador João Doria, desta vez com a participação do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e secretários nacionais de Habitação, Defesa Civil e Saneamento.

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 13/04/2024 10:31:36