Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 18 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
17/04
Chuvas Isoladas
Máx 30 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Quin
18/04
Chuva
Máx 22 °C
Min 19 °C
Índice UV
8.0
Sext
19/04
Chuva
Máx 23 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 25 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0

Obras - Quarta-feira, 20 de Março de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Governador prevê decisão sobre Metrô no Grande ABC em 90 dias

Solicitação para Implementação da linha 18-Bronze foi entregue a João Doria pelos sete prefeitos no início deste mês como uma das prioridades da região


Governador prevê decisão sobre Metrô no Grande ABC em 90 dias

Durante entrega de 25 novos veículos para o Corredor Metropolitano ABD (linha de trólebus), o governador João Doria afirmou que irá anunciar em, no máximo, 90 dias uma definição sobre o futuro da linha 18-Bronze do Metrô, que prevê ligar as cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul por meio de monotrilho.

Por ter caráter regional, o projeto é acompanhado de perto pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que, no início deste mês, entregou ao governador uma lista de demandas das sete cidades a serem realizadas pelo governo estadual, incluindo a implementação de uma linha de transporte em massa na região.

“A efetivação da linha 18-Bronze do Metrô é uma demanda regional de extrema importância e que aguarda solução há muitos anos. Por isso, o anúncio de um posicionamento efetivo por parte do governador João Doria nos permite avançar com o planejamento para melhorar a Mobilidade Urbana nos sete municípios, o que é uma das prioridades do novo modelo de gestão que estamos implantando no Consórcio”, afirma o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

Doria disse que foi formado um grupo de estudos, coordenado pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para tratar do assunto. Em agosto de 2014, o governo estadual assinou PPP (Parceria Público-Privada) para construção e operação da linha, mas o projeto ainda não foi iniciado por falta de recursos para as desapropriações.

“Esse grupo vai fazer análise do melhor modal a ser implantado na região, aquele que pode ser implantando no menor tempo possível, oferecendo funcionalidade, eficiência, velocidade, capacidade de transporte, segurança e conforto. A decisão que for estabelecida por esse grupo de trabalho, levando em conta esses aspectos, é a orientação do governador e será adotada”, argumentou Doria. “Creio que, no máximo, em 90 dias, teremos condições de informar qual o modal. Daí, temos todo o processo a ser iniciado. Estamos atentos a isso”, completou.

Novos veículos para a linha de trólebus

Foram entregues, nesta quarta-feira (20/3), 25 novos ônibus articulados para o Corredor Metropolitano ABD, popularmente conhecido como linha do trólebus, que é gerenciado pelo Governo do Estado. O sistema beneficia as cidades de Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá, fazendo a ligação desses municípios do Grande ABC com a capital.

Os novos coletivos têm capacidade para transportar 154 passageiros cada, sendo 53 sentados e 101 em pé. Os veículos substituirão 22 – mais antigos e com menor capacidade – operados pela concessionária Metra na linha 376, que transporta cerca de 25 mil passageiros por dia. Os ônibus adquiridos possuem 21 metros de comprimento, motor a diesel Euro V e contam com ar-condicionado, suspensão pneumática, transmissão eletrônica, wi-fi e carregador USB. 

“O reforço de 25 novos ônibus para o trólebus, operando no Corredor Metropolitano ABD, melhora o acesso ao transporte público e a agilidade nas viagens que passam, sobretudo, por Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá. Garantir qualidade, segurança, agilidade e conforto aos usuários do transporte público no Grande ABC é prioridade para o Consórcio Intermunicipal Grande ABC”, afirmou Paulo Serra.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

423 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 12/04/2024

Portal atualizado em: 17/04/2024 16:57:57

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.