Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 21 de Março de 2019

Conferência Regional debate políticas públicas para a pessoa idosa do Grande ABC

Evento é promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Conselhos Municipais do Idoso

Diante dos desafios do envelhecimento da população brasileira, a 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa do Grande ABC deu início nesta quinta-feira (21) a uma série de atividades para discutir e avaliar políticas públicas em benefício dos direitos fundamentais dos idosos. O evento, realizado na Centro Universitário Anhanguera, em Santo André, é promovido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por meio do Grupo Temático Pessoa Idosa, e pelos Conselhos Municipais do Idoso.

A programação do primeiro dia da Conferência Regional teve a aprovação do regimento interno do evento e contou ainda com palestra magna da professora Ana Paula Guarnieri, da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), além de apresentação cultural do grupo da terceira idade Vivendo com Alegria, de Mauá.

“Vivemos em uma região que tem em torno de 300 mil idosos, e sabemos que esse número vai aumentar daqui para frente, com tendência de inversão da pirâmide etária. Não adianta a gente somente pensar nessa população idosa, temos que também planejar políticas públicas para esse setor da sociedade, que é de extrema importância. Se essas ações forem planejadas de maneira regional, ganham ainda mais força”, destacou o diretor jurídico do Consórcio, Eduardo Barros de Moura, que participou da conferência respondendo interinamente pela secretaria-executiva da entidade regional.

Além do representante do Consórcio, a mesa de abertura do evento contou ainda com Solange Aparecida Zilli, coordenadora do Grupo Temático Pessoa Idosa, Inês Rioto, representante do Conselho Estadual do Idoso, Diva Alves, representante dos Conselhos Municipais do Idoso, Maria da Graça Paço Barbieri, representante da sociedade civil, e Edilson Fumassa, vereador de Santo André.

A 1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa do Grande ABC continua nesta sexta-feira (22), a partir das 8h, com atividades como discussão em grupos em quatro eixos temáticos, aprovação das propostas e eleição dos delegados e delegadas que representarão a região na Conferência Estadual, que deve ocorrer até 15 de agosto.

“Essa primeira conferência surgiu a pedido dos conselhos municipais da pessoa idosa e serve para a gente criar e discutir propostas e demandas a serem levadas à Conferência Estadual da Pessoa Idosa. Meu desejo é que as propostas que surgirem nessa conferência se tornem, de fato, políticas públicas para as pessoas acima dos 60 anos, tanto as que já estão nesta faixa etária quanto as que estarão futuramente”, afirmou a coordenadora do Grupo Temático Pessoa Idosa.

1ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa do Grande ABC

22 de março (segundo dia), das 8h às 12h30

Local: Centro Universitário Anhanguera - Campus Assunção

Rua Dr. Alberto Benedetti, 444, Vila Assunção, Santo André.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40