Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 16 de Abril de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC recebe consultoria técnica sobre a linha 18-Bronze

Técnicos da entidade regional receberam explicações sobre o projeto de especialista em Mobilidade Urbana


Consórcio ABC recebe consultoria técnica sobre a linha 18-Bronze

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu consultoria técnica sobre o projeto da linha 18-Bronze, projetado inicialmente para ligar o Grande ABC à capital por meio de monotrilho. Atualmente, o Governo do Estado faz estudos para saber a viabilidade do sistema previsto originalmente e analisa a possibilidade de trocá-lo por outro modal, como BRT (Transporte Rápido por ônibus) ou VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Há possibilidade de a decisão sair até junho deste ano. 

A entidade regional recebeu na manhã desta terça-feira (16/4) o engenheiro Antônio Luiz Santana, sócio-diretor da Oficina Consultores, especializada em Mobilidade Urbana e Transportes. A empresa foi contratada, por processo licitatório, pela Prefeitura de São Bernardo do Campo em 2010 para fazer o projeto funcional do Metrô Leve que ligaria a cidade à capital por trilhos, estudo que serviu como base para a PPP (Parceria Público-Privada) da linha 18-Bronze, assinada em agosto de 2014. A companhia também venceu concorrência e elaborou o Plano Diretor de Mobilidade Urbana do Grande ABC, contratado pelo Consórcio ABC em 2012.

Santana fez apresentações aos técnicos da entidade regional sobre o histórico do projeto, suas especificações técnicas, a pesquisa de origem e destino realizada entre 2010 e 2011, entre outros dados sobre a linha 18-Bronze. “É um traçado que passa só por três cidades, mas que mexe com a realidade do transporte de toda a região. Deve ser pensado de forma a integrar com os sistemas que já existem, para criar sinergia, ou vai perder efetividade”, afirmou.

Segundo o engenheiro, qualquer que seja o modal estudado para ser implementado no traçado, deve ter capacidade para atender até 25 mil passageiros por hora em cada sentido. Ele disse que é possível um BRT atingir tal número de atendimento, desde que seja projetado para ter estações com sistema de “ultrapassagem”, ou seja, plataformas em que até três ônibus realizassem embarque e desembarque ao mesmo tempo.

“Quando a discussão sobre uma ligação por trilhos do Grande ABC com a capital foi iniciada, lá em 2010, o Governo do Estado de São Paulo entendeu que o monotrilho seria a opção menos agressiva ao meio urbano e a mais barata. Na ocasião, o BRT não foi colocado em pauta porque a Prefeitura de São Bernardo havia solicitado a simulação somente de uma linha direta com São Paulo por trilhos, algo que a cidade não possuía”, afirmou Santana. “Não sou defensor de modal A, B ou C, mas de que esse eixo, que é muito importante do ponto de vista de demanda, tenha uma solução”, completou.  

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, que participou da reunião, foi quem intermediou a consultoria do engenheiro aos profissionais da entidade regional. “Estamos adquirindo embasamento técnico para entender melhor a discussão sobre o modal a ser decidido pelo Governo do Estado e estar 100% por dentro do projeto e das opções para essa linha, que é tratada como prioridade para nossa região. Com isso, podemos contribuir no assessoramento aos prefeitos”, disse Brandão.  

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

320 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.