Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

Municípios da Grande São Paulo debatem qualidade da água no Consórcio ABC

Treinamento organizado pelo Instituto Adolfo Lutz contou com representantes das Vigilâncias de Saúde Ambiental da Região Metropolitana de São Paulo

Municípios da Grande São Paulo debatem qualidade da água no Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu nesta quinta-feira (25) representantes das prefeituras da Região Metropolitana de São Paulo para participar de um treinamento sobre qualidade da água organizado pelo Instituto Adolfo Lutz, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde.

O evento teve como público-alvo coletores e diretores das Vigilâncias de Saúde Ambiental das sete cidades do da região e outros 25 municípios da Grande São Paulo atendidos pelo Centro de Laboratório Regionais (CLR) do Adolfo Lutz em Santo André.

Em um encontro que durou aproximadamente de seis horas, os representantes dos municípios tiveram acesso a informações sobre como coletar a água que serve à população do ABC e da Grande São Paulo, conforme explicou a diretora do Núcleo de Ciências Químicas e Bromatológicas do Instituto Adolfo Lutz, Rute Dal Col.

“O evento contou com esclarecimentos sobre como as Vigilâncias de Saúde dos municípios podem fazer, da melhor maneira, as coletas de água e nos trazerem amostras mais representativas para serem analisadas. Nós empregamos laboratorialmente os parâmetros que acordados com o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária”, afirmou Rute.

A programação do treinamento incluiu dados estatísticos do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proágua), avaliação do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua) no Grande ABC e o gerenciamento de amostras do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

Também foram discutidos o monitoramento de agrotóxicos em água de abastecimento público e esclarecimentos sobre o surto bacteriológico em água.

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14