Notícias

Consórcio ABC colabora para formação de universitários da UFABC

Cerca de 50 alunos da universidade participam de programa de imersão nas políticas públicas regionais.

06/05/2019

Alunos da disciplina Observatório de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC (UFABC) iniciaram nesta segunda-feira (6/5) uma série de encontros com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O objetivo da ação é fazer com que os universitários tenham uma imersão de estudos nas políticas públicas desenvolvidas pela entidade em áreas como mobilidade, saúde, segurança pública e políticas de enfrentamento à violência contra a mulher.

Aproximadamente 50 estudantes estiveram presentes na sede do Consórcio ABC, em Santo André, e foram divididos em três grupos. Um deles participou de uma apresentação feita pelo secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, sobre financiamento de projetos e o papel do Escritório Regional em Brasília na busca de recursos para a região. Outra parte dos alunos recebeu informações sobre o programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica em risco iminente de morte. Já o terceiro grupo participou de uma explanação sobre os projetos regionais de Mobilidade Urbana contratados pelo Consórcio ABC.

Além das reuniões técnicas na sede da entidade regional,  a programação inclui visitas ao Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), localizado em São Bernardo do Campo e mantido pelo Consórcio ABC, além do Centro de Referência Beth Lobo, em Diadema, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santo André, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de São Caetano do Sul, além das secretarias e coordenadorias municipais que desenvolvem Políticas para as Mulheres de Diadema, Mauá e Ribeirão Pires.

Também está previsto um encontro no Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) e uma roda de conversa com a sociedade civil, representada pelas Promotoras Legais Populares e pela Frente Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Grande ABC. As atividades dos universitários junto ao Consórcio ABC vão até a sexta-feira (10/5).

“Esse trabalho de interação com os alunos é muito importante na formação deles, já que estão acompanhando de perto o andamento de políticas públicas importantes da nossa região”, afirmou Brandão, que nesta terça-feira (7/5) fez apresentação sobre a história e importância da entidade regional a todos os estudantes participantes do programa.

Tags

CONSÓRCIO ABC