Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 15 de Maio de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Alunos da UFABC elogiam semana de estudos dentro do Consórcio ABC

Estudantes da disciplina Observatório de Políticas Públicas estiveram de 6 a 10 de maio na entidade regional


Alunos da UFABC elogiam semana de estudos dentro do Consórcio ABC

Após participarem de uma semana de estudos sobre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, alunos da Universidade Federal do ABC (UFABC) elogiaram a experiência adquirida durante o período de aprendizagem na entidade regional. O objetivo da parceria foi oferecer aos universitários da disciplina de Políticas Públicas da instituição federal conhecimento sobre os projetos regionais desenvolvidos pelo Consórcio ABC em áreas como mobilidade, saúde, segurança pública, políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e o funcionamento do processo de captação de verbas e obtenção de financiamentos.

“Essa semana de imersão, ainda mais no tema gênero e violência à mulher, é muito importante na minha área de formação, principalmente Humanidades, porque é um tema que não se vê muito em políticas públicas, não tem muito investimento”, afirma o aluno Elias Freira Santana de Oliveira, que cursa Ciências e Humanidades e Ciências Econômicas. Ele participou de palestra sobre o Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica em risco iminente de morte.

Para a também universitária Tatiane Picolo, a semana de estudo trouxe uma ideia do mercado de trabalho. “No nosso curso a gente aprende muito da teoria e aqui a gente está vendo um pouco da prática. A experiência tem sido magnífica no sentido de trazer mesmo a realidade para a gente, até em termos profissionais, para não achar que vamos sair para o mercado de trabalho com tantas coisas prontas, porque os desafios são muitos.”

Já o estudante Alexandre Augusto de Carvalho enfatiza que há benefícios nessa experiência tanto para os alunos da universidade quanto para o Consórcio ABC. “É uma oportunidade ótima para gente ter aproximação com os problemas que ocorrem diariamente em qualquer gestão pública, a relação entre os municípios da região, o fluxo das atividades no setor público”, destacou.

Durante toda a semana passada (entre 6/5 e 10/5), aproximadamente 50 estudantes estiveram presentes na sede do Consórcio ABC, em Santo André, e participaram de reuniões técnicas e palestras sobre as ações da entidade regional. As atividades foram coordenadas pelo professor Lucio Bittencourt, responsável pelo programa na UFABC.

Os universitários também fizeram visitas ao Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), em São Bernardo do Campo, Centro de Referência Beth Lobo, em Diadema, da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santo André, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de São Caetano do Sul, secretarias e coordenadorias municipais que desenvolvem Políticas para as Mulheres de Diadema, Mauá e Ribeirão Pires, encontro no Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) e também, uma roda de conversa com a sociedade civil, representada pelas Promotoras Legais Populares e pela Frente Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Grande ABC.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

388 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.