Sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 17 de Maio de 2019

Ações do Maio Amarelo conscientizam população sobre segurança no trânsito do Grande ABC

Mister Mão, protagonista das iniciativas de educação no trânsito do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, participa de atividades de conscientização

Celebrado desde 2014, o Maio Amarelo é o mês dedicado para conscientizar a sociedade como evitar mortes e feridos no trânsito, principalmente em grandes regiões metropolitanas. Seguindo recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU), as cidades do Grande ABC também desenvolvem ações para alertar a população sobre a importância de manter uma relação de segurança e respeito no trânsito, com participação do super-herói Mister Mão, protagonista das iniciativas de educação no trânsito do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão financiado pelas prefeituras da região para elaborar e articular projetos regionais.

As iniciativas para incentivar a mudança de comportamento da população nas ruas, por meio da educação de motoristas e pedestres, é fundamental para prevenir e reduzir acidentes, conforme destaca a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana do Consórcio ABC, Andrea Brisida.

“O estímulo ao trânsito seguro é uma pauta regional, discutida pelos munícipios de forma permanente no GT Mobilidade Urbana. Neste ano, a operacionalização das ações do Maio Amarelo tem sido desenvolvida no âmbito municipal”, afirmou.

Em Santo André, o personagem Mister Mão participa das atividades com foco na segurança do pedestre, realizadas das 9h às 11h e das 13h às 15h nas vias de maior movimento da cidade, como as avenidas Portugal, Dom Pedro II, Giovanni Battista Pirelli, Pereira Barreto, Industrial, Capitão Mário Toledo de Camargo, Itamarati, XV de Novembro e avenida dos Estados, e intervenções em cruzamentos com grande circulação.

O Mister Mão também acompanha agentes de trânsito de Ribeirão Pires, que distribuem panfletos informativos no centro da cidade com orientações para condutores e pedestres sobre a importância da travessia na faixa. A programação local de palestras e atividades também inclui ações nas escolas municipais e um bloqueio educativo na Rodovia Índio Tibiriçá, com o objetivo de orientar os condutores sobre a importância do respeito às leis de trânsito.

Em Diadema, a prefeitura realiza ações de conscientização nos principais corredores, como as avenidas Fábio Eduardo Ramos Esquivel, Presidente Kennedy, Piraporinha, Corredor ABD e São José. Ainda dentro desta campanha, o município realiza, em parceria com a iniciativa privada, blitz com distribuição de antenas corta-pipa com informações para revisão e manutenção de motocicletas e orientação para dirigir em condições adversas, além de ações nos terminais de ônibus Diadema e Piraporinha. Na cidade também serão realizadas atividades com os alunos da rede municipal de ensino, com a maquete de uma cidade feita com brinquedos de montar sendo utilizada para discussão em sala de aula sobre os conceitos de travessia segura, o papel da criança como passageiro, respeito às vagas de idosos, deficientes e ciclistas entre outros.

Nas rodovias do Sistema Anchieta-Imigrantes, que cortam municípios do Grande ABC, a concessionária Ecovias está desenvolvendo ações de conscientização ao longo deste mês. A segurança viária será tema para a palestra na sede da empresa, na próxima terça-feira (21/5), às 14h, em parceria com o programa Turismo Industrial, desenvolvido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo. No dia seguinte, acontece o “Café na Passarela”, no km 28 da via Anchieta, também em São Bernardo, com a intervenção de personagens teatrais que dão dicas de como atravessar a via de forma segura.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 17:01:44