Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Chuvas Isoladas

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 20 de Maio de 2019

Governo do Estado atende demanda do Consórcio ABC e inicia descentralização da farmácia de alto custo

Poupatempo em São Bernardo torna-se, a partir desta segunda-feira (20/5), segundo ponto de distribuição de medicamentos especializados na região

A inauguração da Farmácia de Medicamentos Especializados no Poupatempo de São Bernardo do Campo, realizada nesta segunda-feira (20/5), marca o início da descentralização da distribuição de medicamentos de alto custo nas sete cidades. Atualmente, a entrega desses remédios é feita somente no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. A iniciativa é uma demanda antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, órgão financiado pelas prefeituras da região para elaborar e articular projetos regionais, que debate o tema há pelo menos oito anos. Agora, o Governo do Estado promete ampliar o serviço para mais duas cidades da região: no Poupatempo de Santo André e no Atende Fácil São Caetano do Sul.

“O importante é que o serviço não será mais só no Hospital Mário Covas e teremos mais três unidades, no mínimo, para fazer a distribuição de medicamento especializado. Esse é um trabalho importante que vem sendo articulado há muito tempo pelo Consórcio ABC. O conceito foi idealizado regionalmente, mas as próximas ações serão implementadas em conjunto entre cada prefeitura e o Governo Estadual”, comentou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, que representou no evento o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

A cerimônia de inauguração do posto em São Bernardo contou também com a presença do secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, do prefeito da cidade, Orlando Morando, do coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC, Geraldo Reple Sobrinho, e dos deputados estaduais Carla Morando e Coronel Paulo Nishikawa.

Para a fase inicial da descentralização, é estimado que cerca de 12 mil pacientes retirem seus medicamentos no Poupatempo de São Bernardo. O número previsto de atendimentos corresponde a aproximadamente 35% do total de pacientes atendidos mensalmente pela farmácia de alto custo localizada no Hospital Mário Covas.

Segundo o secretário estadual da Saúde, o serviço no local ficará em período de transição por 90 dias, prazo em que os pacientes devem ser comunicados sobre a mudança na entrega. “Quisemos fazer um projeto piloto em São Bernardo, onde era mais urgente por conta da quantidade de atendimentos. Agora, vamos iniciar os trabalhos para levar também para Santo André e São Caetano do Sul”, afirmou Germann Ferreira.

Histórico

A proposta de descentralização da farmácia de alto custo é uma demanda antiga do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O tema é debatido pelas sete cidades há pelo menos oito anos e começou a ser discutido entre os municípios e Estado em 2011, por meio de articulação do Consórcio ABC. Até a inauguração da unidade em São Bernardo, a entrega de medicamentos especializados no Grande ABC estava disponível somente no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, atendendo em torno de 35 mil pacientes por mês.

Em fevereiro de 2013, o Grupo de Trabalho (GT) Saúde do Consórcio ABC incluiu a ação como uma das pautas a serem cobradas do Governo do Estado. Em setembro do mesmo ano, a reivindicação foi encaminhada para David Uip, que tinha acabado de assumir a Secretaria de Estado da Saúde.

Já em junho de 2015, a descentralização da entrega de medicamentos de alto custo foi novamente cobrada pelo Consórcio ABC. Na ocasião, surgiu a proposta de entrega desses remédios nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Santo André e Mauá, além da continuidade do serviço no Hospital Estadual Mário Covas. Em agosto do mesmo ano, a entidade regional voltou a cobrar a implantação do sistema.

O tema foi retomado pelos prefeitos do Grande ABC em fevereiro de 2017. Em maio daquele mesmo ano, uma das propostas analisadas foi a criação de centros de distribuição em Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema e Mauá, sendo que esta última faria o repasse a Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Em janeiro de 2018, os chefes dos Executivos municipais decidiram propor que a retirada dos medicamentos ocorra em unidades do Poupatempo instaladas na região (Santo André, São Bernardo e Mauá) e no Atende Fácil de São Caetano. Dois meses depois, o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, autorizou o início do processo de distribuição descentralizada de medicamentos de alto custo no ABC, tendo o Poupatempo de São Bernardo como projeto piloto. No entanto, a medida não chegou a ser efetivada ainda no ano passado.

Neste ano, o diálogo entre os municípios e o Governo do Estado foi retomado e, agora, o serviço implementado, inicialmente, no Poupatempo de São Bernardo. “Para os moradores da cidade, a melhoria é imediata”, disse o prefeito da cidade, Orlando Morando, que presidiu o Consórcio ABC em 2017 e 2018.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14