Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

Consórcio ABC participa de simulado de emergência no Polo Petroquímico de Capuava

Exercício contou com presença de integrantes do GT Gestão de Riscos

Integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC participaram na quinta-feira (23/5) de um simulado integrado de emergência no Polo Petroquímico de Capuava. O evento, coordenado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (Cofip ABC), contou com a colaboração de empresas e órgãos públicos.

Durante o simulado, ocorreu a evasão de 2.500 funcionários que atuam em 13 empresas instaladas no Polo Petroquímico. Este foi o segundo treinamento do gênero promovido pelo Cofip, com o objetivo de aprimorar a atuação conjunta em eventuais situações de emergência.

Para a realização do exercício, foi simulado um acidente com transbordamento de gasolina num tanque de armazenamento. Aproximadamente 60 brigadistas e 20 viaturas equipadas atuaram na simulação, que teve ainda a interdição de um trecho da avenida Presidente Costa e Silva, em Santo André. Durante a simulação, os funcionários das empresas seguiram para os pontos de segurança de suas respectivas organizações, conforme orientação recebida no local.

Para o coordenador do GT Gestão de Riscos, Rafael Neves, a realização do treinamento tem como objetivo minimizar os transtornos em situações de emergência e assegurar a preservação da vida. “Este tipo de exercício é essencial para manter a ordem e reduzir danos em eventuais acidentes. A preparação é necessária para garantir a segurança de todos dentro da indústria e também da comunidade”, afirmou.

O simulado contou como apoio do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Militar e da Prefeitura de Santo André.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40