Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 30 de Maio de 2019

Consórcio ABC e USCS iniciam parceria para compartilhamento de pesquisas e dados socioeconômicos

Entidade regional recebeu visita de representantes da universidade municipal

Consórcio ABC e USCS iniciam parceria para  compartilhamento de pesquisas e dados socioeconômicos

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC iniciou trabalho de parceria com o Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura (Conjuscs) da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) para compartilhamento de pesquisas e dados socioeconômicos disponibilizados pela equipe técnica da instituição de ensino.

O secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, recebeu o coordenador do Conjuscs, professor Jefferson José da Conceição, e o coordenador-adjunto do Observatório e professor da Escola de Negócios da USCS, professor Francisco Funcia, para uma reunião na sede do Consórcio ABC, em Santo André. No encontro, foi proposta uma cooperação técnica entre as partes para que o órgão que representa a união das prefeituras do Grande ABC tenha em seu banco de dados e disponibilize em seu site as Cartas de Conjuntura da USCS. O documento, que é lançado bimestralmente e em abril chegou à 7ª edição, reúne artigos e pesquisas técnicas relacionadas ao Grande ABC em diversos temas e áreas.

“Esses dados podem servir de base para discussões técnicas dentro dos nossos Grupos de Trabalho (GTs) e nortear ações das prefeituras da região em diversos setores do poder público. Essa aproximação do Consórcio ABC com as universidades locais é muito importante e pode gerar frutos que impactam diretamente na vida da população”, afirmou o secretário-executivo da entidade, Edgard Brandão.

Também foi iniciado diálogo para realizações de encontros, tanto no Consórcio ABC quanto na USCS, com a participação de técnicos dos sete municípios e pesquisadores da universidade para que haja discussão sobre assuntos importantes para a região. Um dos primeiros temas propostos para essas reuniões foi o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, que no ano que vem completa 20 anos de vigor.

"A aproximação entre o Conjuscs e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC é uma decorrência natural e bem-vinda das reflexões que temos feito em torno dos diagnósticos, desafios e políticas públicas referentes à região. O Observatório tem como missão levantar e analisar questões relevantes que, nas mais diferentes áreas, afetam o desenvolvimento do ABC. Já o Consórcio tem a função de elaborar, articular e executar, em parceria com as outras instâncias regionais, as políticas públicas. Portanto, há uma grande complementaridade nesta parceria”, comentou o coordenador do Conjuscs, professor Jefferson José da Conceição.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22