Terça-feira, 23 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Sexta-feira, 07 de Junho de 2019

Articulação do Consórcio ABC abre nova perspectiva para linha 18-Bronze do Metrô sair do papel

Jornais da região noticiaram que Estado deve buscar diálogo com Governo Federal para destravar projeto

Articulação do Consórcio ABC abre nova perspectiva  para linha 18-Bronze do Metrô sair do papel

O trabalho do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para trazer à entidade regional o secretário nacional de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Jean Carlos Pejo, do Ministério do Desenvolvimento Regional, resultou em uma nova perspectiva para o Governo do Estado tirar do papel a linha 18-Bronze do Metrô, que deve ligar São Bernardo do Campo à capital, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

Em entrevista coletiva após agenda na sede do Consórcio ABC, em Santo André, Pejo disse que o Governo Federal está aberto ao diálogo para colaborar financeiramente com o projeto. “Estaremos ouvindo as necessidades que o Governo do Estado tem e avaliar a melhor solução para o cidadão. De nossa parte, estamos abertos para o diálogo”, disse o secretário nacional.

A linha 18-Bronze foi projetada inicialmente para receber sistema de monotrilho, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), assinada em 2014. No entanto, o início das obras esbarrou em questões financeiras e falta de recurso para as desapropriações. Em março, o governador João Doria anunciou que a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) faria estudo para saber qual a melhor forma para tirar o projeto do papel, se pela proposta original ou com mudança de modal, tendo o BRT (Transporte Rápido por Ônibus) como opção. A perspectiva é que haja uma definição sobre isso ainda neste mês, segundo o Governo Estadual.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, destacou o trabalho da entidade regional no sentido de destravar uma obra importante de mobilidade urbana para a região. “A vinda do secretário nacional é uma conquista muito grande para as sete cidades. A presença dele aqui o dia todo, conhecendo nosso trabalho e se colocando disponível para atender todos os municípios, um a um, é algo inédito e que temos de enaltecer. Só temos a agradecer a visita dele e essa parceria de trabalho, que pode render bons frutos para o Grande ABC”, disse Brandão.

Visita técnica

O representante do ministério esteve no Consórcio ABC na quarta-feira (5/6) e foi recebido pelo secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, representando o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra, que não pôde comparecer porque cumpriu agenda oficial em Brasília.

Pela manhã, o Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade Urbana apresentou os projetos regionais para o integrante do Governo Federal, como o Plano Regional de Mobilidade – que prevê a reorganização das redes municipais e metropolitanas de transporte coletivo, intervenções físicas em obras de ampliação da infraestrutura viária e medidas operacionais de gestão da circulação -, o Centro de Controle de Operações do Grande ABC (CCO Regional), ambos desenvolvidos pelo Consórcio ABC, além da linha 18-Bronze do Metrô.

Durante a tarde, o secretário nacional de Mobilidade Urbana atendeu, individualmente, representantes dos demais municípios da região, como os prefeitos de Ribeirão Pires, Adler Teixeira-Kiko, de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, de Diadema, Lauro Michels, o vice-prefeito de Santo André, Luiz Zacarias, o secretário de Transportes de São Bernardo do Campo, Delson José Amador, o chefe de Gabinete da Prefeitura de São Caetano do Sul, Bruno Vassari, e técnicos da secretaria de Transportes de Mauá. Cada cidade apresentou suas principais demandas e projetos que estão em fase mais adiantadas para receber investimento federal.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 22/04/2024 16:20:22