Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 19 de Junho de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Comissão de vereadores recebe informações sobre BRT no Consórcio ABC

Parlamentares estiveram na entidade regional pela segunda vez


Comissão de vereadores recebe informações sobre BRT no Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu nesta quarta-feira (19/6) uma comissão de vereadores da região para uma apresentação sobre BRT (Bus Rapid Transit, em inglês,ou Transporte Rápido por Ônibus, em português), sistema estudado pelo Governo Estadual para a linha 18-Bronze do Metrô, que deve ligar São Bernardo do Campo à capital, passando por Santo André e São Caetano do Sul. Na semana passada, o mesmo grupo de parlamentares participou de uma palestra sobre monotrilho, modal projetado inicialmente para o trajeto.

Participaram do encontro os vereadores Fabio Lopes (Santo André), Edison Parra (São Caetano do Sul), Adelto Cachorrão (Mauá), o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, além de assessores de outros parlamentares da região.

O grupo recebeu o urbanista e consultor de trânsito e transportes Flaminio Fichmann, que fez apresentação e defesa do sistema BRT à comissão. “Fui convidado pelos vereadores para falar sobre esse modal, não especificamente se é ou não solução para o Grande ABC. Mostrei o que tem no mundo nessa área, do ponto de vista de tecnologia e capacidade”, afirmou o especialista.

A Parceria Público-Privada (PPP) para construção e operação da linha 18-Bronze do Metrô foi assinada com o Governo Estadual em 2014. No entanto, o início das obras esbarrou em questões financeiras e falta de recurso para as desapropriações. Em março, o governador João Doria anunciou que a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) faria estudo para saber qual a melhor forma para tirar o projeto do papel, se pela proposta original ou com mudança de modal, tendo o BRT (Transporte Rápido por Ônibus) como opção. A perspectiva é que haja uma definição sobre isso ainda neste mês, segundo o Governo Estadual.

“Antes de defender cada modal, nossa frente parlamentar quer conhecer as opções, projetos e estudos de viabilidade para depois definir qual sistema queremos para o Grande ABC”, disse o vereador Fabio Lopes, eleito o presidente da frente parlamentar regional.

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, é importante que a entidade regional vire referência da região para debater esse tema. “A criação da linha 18-Bronze está em discussão dentro do Consórcio ABC desde a sua origem. Estamos abertos para auxiliar os parlamentares para conhecerem os sistemas que estão sendo sugeridos para essa ligação do Grande ABC com a capital pelo transporte público”, afirmou.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

311 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 18/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.