Grande ABC dá primeiro passo para ampliação do Centro Regional de Formação de GCMs

GT Segurança Pública deu aval para utilização de estande de tiro em Santo André como reforço para estrutura mantida pela entidade regional

11/07/2019

O Grande ABC deu um passo importante para a ampliação do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Em reunião nesta quinta-feira (11/7), o Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública aprovou a utilização do Centro de Treinamento da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, incluindo o estande de tiro recém-inaugurado, como parte da estrutura do equipamento regional do Consórcio ABC.

O Centro de Formação do Grande ABC é pioneiro do gênero em caráter regional no país e tem como objetivo integrar as ações das Guardas Municipais. Atualmente, conta com sede em São Bernardo do Campo, onde oferece cursos de ingresso na corporação, formação continuada, ascensão na carreira e especialização, e também com um estande de tiro localizado no mesmo município.

A utilização regional da unidade em Santo André atende a pedido das GCMs para contar com mais um campus para treinamento. Assim como a unidade em São Bernardo, o estande em Santo André está adequado ao Tiro Defensivo na Preservação da Vida, também conhecido como Método Giraldi, metodologia reconhecida internacionalmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pelo Comitê da Cruz Vermelha. Pelo posicionamento geográfico, um equipamento em território andreense também facilitaria a logística para agentes de municípios como Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

A regionalização do estande foi levada para discussão do GT Segurança Pública pelo coordenador do grupo, Edson Sardano, a pedido do presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

“O estande em Santo André pode ser mais um braço operacional do Centro de Formação, que tem realizado um trabalho excelente na formação e atualização dos guardas civis. Nosso objetivo é que as corporações das sete cidades possam contar com mais uma estrutura para melhorar ainda mais este serviço. O fortalecimento da Segurança Público é hoje uma demanda em comum da população das sete cidades”, afirmou Sardano.

Com a aprovação do GT, o próximo passo agora é avaliar todas as questões técnicas e financeiras envolvidas. A etapa seguinte será a apresentação do tema aos prefeitos durante assembleia mensal do Consórcio ABC.

GT SEGURANÇA PÚBLICA