Notícias

Consórcio ABC reúne municípios para visitas técnicas conjuntas em sistemas de saneamento da região

Encontro é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Drenagem Urbana da entidade regional

16/08/2019

Equipes técnicas das prefeituras do Grande ABC que atuam na área de drenagem visitaram, nesta sexta-feira (16/8), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mauá e iniciaram uma série de encontros em equipamentos de drenagem dos sete municípios. O encontro é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Drenagem Urbana do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Atualmente, Mauá trata mais de 50 milhões de litros de esgoto por dia. O processo é realizado pela concessionária BRK Ambiental, que devolve o material tratado para o rio Tamanduateí.

Dos 35 quilômetros do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do rio Tietê, nove quilômetros cruzam a área urbana da cidade, que acolhe ainda a nascente do curso de água.

Especialista em Manutenção da ETE Mauá, Eduardo Curtis informou que cada um dos três tanques da estação de tratamento mede 86 metros de comprimento por 37 metros de largura e 6 metros de altura, que correspondem a um volume de quase 19 milhões de litros.

“Nós coletamos 93% do esgoto em Mauá e, deste total, 75% é tratado. Graças a isso, a cidade ocupa atualmente a 25ª posição do ranking do saneamento do Trata Brasil, que considera as 100 maiores cidades do país”, explicou Curtis.

A visita incluiu uma palestra no auditório da estação de tratamento. Em seguida, os técnicos dos municípios verificam todas as etapas do processo até o descarte do material tratado no leito do rio Tamanduateí, que ocorre de forma biológica com o objetivo de reproduzir nos tanques o mesmo processo que a natureza faz ao longo dos leitos dos rios.

Tags

GT DRENAGEM URBANA