Notícias

Consórcio ABC troca experiências de políticas regionais com a região do Alto Tietê

Representantes do órgão intermunicipal visitaram sede da instituição em Mogi das Cruzes

04/09/2019

Com o objetivo de realizar troca de experiências em políticas públicas regionais, representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC visitaram, na manhã desta quarta-feira (4/9), o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que tem sede em Mogi das Cruzes.

O Consórcio ABC, representado pelo secretário-executivo, Edgard Brandão, e a coordenadora de Programas e Projetos Livia Rosseto, foi recepcionado pelo secretário-executivo do Condemat, Abel Larini, e a secretária-executiva adjunta do órgão, Renata Matsuda.

Na reunião, foram trocadas experiências sobre as práticas realizadas pelas duas instituições, como as questões organizacionais, de financiamento e projetos dos órgãos. O Condemat apresentou, por exemplo, os detalhes da compra de medicamentos regionalizada, que já é feita naquela região. “Conseguimos economizar entre 30% e 40% com isso”, comentou Larini.

O Condemat foi fundado em abril de 2010 para fortalecer a representatividade e a conquista de investimentos para a região do Alto Tietê. O órgão reúne 11 municípios, sendo eles Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. 

Durante a reunião, foi destacado o pioneirismo do Consórcio ABC, que foi fundado em 1990 e é o primeiro multissetorial do país. Tanto é que a diretoria do Condemat manifestou interesse em usar como exemplo o Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, projeto premiado e que protege mulheres em situação de violência doméstica nas sete cidades há 16 anos.

“Essa troca de informações entre as instituições é muito importante para que os órgãos de planejamento regional consigam otimizar cada vez mais seus trabalhos. Foi uma reunião muito produtiva para ambas as partes”, afirmou o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão.

Na reunião, também houve a oficialização do convite para o Condemat participar de um encontro de consórcios intermunicipais que será realizado em dezembro na sede do Consórcio ABC, em Santo André.  

Tags

CONSÓRCIO ABC