Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019

Estudo para implantação de um aeroporto na região é entregue pela USCS ao Consórcio ABC

Entidade intermunicipal deve ser parceira no projeto e levar a discussão para um âmbito regional

Estudo para implantação de um aeroporto na  região é entregue pela USCS ao Consórcio ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta quarta-feira (18/9), o gestor e professor do curso de Ciências Aeronáuticas da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Volney Gouveia, que apresentou um estudo elaborado pela instituição educacional sobre a implantação de um aeroporto na região.

Gouveia foi recebido pelo secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, que tem experiência no setor por ter ocupado o cargo de superintendente da Regional do Sudeste da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entre 2006 e 2007.

Na reunião, o professor da USCS apresentou as potencialidades do projeto e o ganho que o equipamento pode trazer para o Grande ABC. Segundo o estudo, um aeroporto pode injetar R$ 1,8 bilhão ao ano na economia da região.

“Os aeroportos da Grande São Paulo, Cumbica e Guarulhos, inegavelmente já atingiram limite de demanda. Fundamentamos isso com dados. Ter um no Grande ABC absorveria essa movimentação excedente prevista para o futuro. Além disso, seria um grande vetor para o desenvolvimento econômico da região. Por esses e outros fatores, não é nenhuma insanidade pensarmos em um projeto do tipo”, argumentou Gouveia.

Durante o encontro, ficou definido que será realizado um seminário, previsto para ocorrer na segunda quinzena de outubro, com diversos agentes que possam ser beneficiados, tanto do setor público quanto do privado.

“Começamos uma conversa preliminar e essa é a próxima etapa agora. A ideia é reunir secretários municipais, empresários, associações comerciais, universidades, sindicatos, entre outros atores do setor produtivo da região para discutir a viabilidade desse projeto. Depois de termos um entendimento maior e um debate mais consolidado, levaremos todas as informações para apresentação na Assembleia Geral dos Prefeitos”, explicou Brandão.

O estudo

O estudo da USCS mapeou áreas passíveis de receber o aeroporto. O espaço apontado com maior perfil para implantação do equipamento é um terreno em São Bernardo do Campo, nas proximidades da rodovia dos Imigrantes.

“A Região Metropolitana de Londres, na Europa, tem aproximadamente 14 milhões de pessoas e seis aeroportos. Na Grande São Paulo, temos quase o dobro de população e apenas duas estações aeroportuárias. A nossa ideia é colocar o Grande ABC na rota da indústria da aviação”, explicou o professor universitário.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40