Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 03 de Outubro de 2019

Consórcio ABC recebe iluminação especial como parte da campanha Outubro Rosa

Iniciativa internacional alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

Consórcio ABC recebe iluminação especial como parte da campanha Outubro Rosa

A sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André, ganhou iluminação especial como parte das ações do movimento internacional Outubro Rosa na região. Neste mês, as campanhas de prevenção ao câncer de mama são intensificadas.

A iluminação noturna da fachada na cor rosa simboliza o apoio da entidade regional à iniciativa que busca a conscientização da sociedade, especialmente das mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A participação do Consórcio ABC na campanha, por meio da iluminação noturna, contribui para sensibilizar os moradores das sete cidades sobre a doença, explicou a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Gênero, Maria Aparecida da Silva.

“Difundir a campanha Outubro Rosa é importante para que mais mulheres se conscientizem de a prevenção é a forma mais prática e rápida de prevenir doenças. Também é sempre importante reforçar para os homens que o câncer de mama não é restrito somente às mulheres”, afirmou.

Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, aponta 59.700 casos novos de câncer de mama no país, apenas neste ano. As mulheres são as mais afetadas, mas os homens também são acometidos pela doença, com uma porcentagem de 1%.

Para a prevenção é importante manter os exames em dia, assim como hábitos alimentares e físicos saudáveis. Também é importante ter autoconhecimento das mamas e do corpo e verificar o histórico familiar para câncer de mama.

A principal manifestação da doença é o nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor, que ocorre em cerca de 90% dos casos, e são identificados pela própria mulher. Outros sintomas são da mama avermelhada, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída de líquido anormal das mamas. Parte dos casos, no entanto, são assintomáticos.

“As mulheres devem fazer autoexame e realizar anualmente a mamografia. Em caso de câncer de mama, é preciso trata-lo o mais cedo possível”, explicou Maria Aparecida.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40