Quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Consórcio ABC discute projetos regionais com deputado estadual

A convite de Thiago Auricchio, entidade regional apresentou iniciativas que podem receber indicações e recursos externos via emendas parlamentares

Consórcio ABC discute projetos regionais com deputado estadual

Representantes do Consórcio Intermunicipal Grande ABC se reuniram, nesta segunda-feira (14/10), com o deputado estadual Thiago Auricchio para discutir projetos desenvolvidos pelo órgão financiado pelas prefeituras para planejamento regional integrado. Solicitado pelo parlamentar, o encontro ocorreu no escritório político dele, em São Caetano Sul, domicílio eleitoral do deputado. A agenda confirma a aproximação da entidade com os legisladores ligadas à região – na semana passada, houve reunião semelhante com o também deputado estadual Coronel Paulo Nishikawa.

Durante a reunião, o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, apresentou demandas regionais em diferentes áreas. Para a drenagem urbana, destacou o Plano Regional de Macro e Microdrenagem do Grande ABC, elaborado pela entidade regional. A construção do piscinão Jaboticabal, apontado como a principal obra de combate à enchente para a região, está incluída nesse estudo.

Em relação ao desenvolvimento econômico, o secretário-executivo falou sobre a implementação do Polo Tecnológico do Grande ABC e o pleito para classificar as cidades da região como Municípios de Interesse Turístico (MIT) junto ao Governo do Estado.

Para a área da segurança, Brandão apresentou o trabalho do Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), inaugurado em 2015 e mantido pelo Consórcio ABC. Balanço apresentado na semana passada pelo Grupo de Trabalho (GT) Segurança Pública aponta que a unidade prevê formar 385 novos guardas civis municipais (GCMs) em 2020 para atuação na região. A entidade regional estuda ampliar o serviço com segundo campus e, para isso, avalia as questões técnicas e financeiras envolvidas.

Brandão ressaltou que os projetos apresentados podem receber indicações e recursos externos de emendas parlamentares. “Estabelecemos uma agenda ao longo deste ano para buscar recursos para desenvolver projetos para as sete cidades”, explicou.

Thiago Auricchio considerou que as iniciativas apresentadas são factíveis e manifestou interesse em direcionar emendas parlamentares para políticas públicas que beneficiem a região. “É uma honra receber o Consórcio ABC e podermos discutir juntos ações regionais para as sete cidades”, afirmou.

Também representaram o Consórcio ABC no encontro o diretor Jurídico da entidade, Eduardo Barros de Moura, e a coordenadora de Programas e Projetos Livia Rosseto.

Advogado por formação, Thiago Auricchio foi eleito para o seu primeiro mandato em 2018, quando recebeu 73.435 votos. Nascido em São Caetano, é filho do atual prefeito do município, José Auricchio Júnior. Ele é o idealizador e coordenador da Frente Parlamentar em Apoio aos Municípios do Grande ABC, lançada em junho no Consórcio ABC.

Versão do sistema: 2.0.0 - 22/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40