Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019

Consórcio ABC apresenta pleito ao Estado de serviço regional para preservar vínculo de filhos com pais que não se relacionam

Iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo é utilizada para situações em que os pais de criança ou adolescente não mantêm convivência pacífica

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresentou, nesta quarta-feira (16/10), ao secretário estadual da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti, o pleito para a instalação de uma unidade do Centro de Visitas Assistidas (Cevat) do Tribunal de Justiça de São Paulo na região. O encontro ocorreu na sede da pasta estadual, no centro da capital paulista.

O Cevat é utilizado como espaço de visitação para casos em que os pais de uma criança ou adolescente não tenham convivência pacífica, mas há a vontade da parte que não tem a guarda em manter o contato com o filho. O equipamento tem como objetivo preservar o vínculo parental.

O objetivo do Consórcio ABC é implementar uma unidade que possa realizar o monitoramento dessas visitas na região. Atualmente, as famílias que necessitam do serviço precisam se deslocar até São Paulo.

Durante a reunião, Dimas Mascaretti elogiou a iniciativa da entidade regional e colocou a secretaria estadual à disposição para participar de uma reunião com representantes do Judiciário e das secretarias de Assuntos Jurídicos das sete cidades, com o intuito de iniciar os estudos sobre a possibilidade da implantação de um Cevat na região.

“Temos de verificar questões como apoio dos juízes, a indicação da infraestrutura necessária para receber o serviço e estabelecer a demanda do serviço nos municípios do Grande ABC”, afirmou o secretário estadual.

Representaram o Consórcio ABC na reunião o secretário-executivo Edgard Brandão, o diretor Jurídico Eduardo Barros de Moura e o procurador Ricardo Maciente Costa.

“A instalação de um espaço adequado dentro do Grande ABC para receber o serviço de visitas monitoradas é uma iniciativa que beneficiaria toda a região”, afirmou Brandão.

Em julho deste ano, equipe técnica da entidade regional realizou uma visita à unidade do Cevat no bairro Tatuapé, na zona leste da capital. Na ocasião, a juíza Vivian Wipfli, da 8ª Vara da Família e das Sucessões de São Paulo, apresentou as instalações do local e explicou que somente pessoas com autorização podem entrar no local e que o acesso é controlado por agentes de segurança. Não é permitida a permanência do detentor da guarda ou do acompanhante que se responsabilizou por levar a criança no local da visita.

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 25/04/2024 16:58:45