Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Quinta-feira, 25 de abril de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Quar
24/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Quin
25/04
Chuvas Isoladas
Máx 24 °C
Min 20 °C
Índice UV
7.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 17 °C
Índice UV
7.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
7.0

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Segurança viária e mobilidade acessível são temas de workshop no Consórcio ABC

Técnicos das prefeituras do Grande ABC e sociedade civil acompanharam palestras e debates sobre o projeto Ruas Completas


Segurança viária e mobilidade acessível  são temas de workshop no Consórcio ABC

O Consócio Intermunicipal Grande ABC realizou nesta quinta-feira (31/10), em parceria com WRI Brasil (sigla em inglês para Instituto de Recursos Mundiais) e Frente Nacional de Prefeitos (FNP), um workshop para debate sobre segurança viária e mobilidade acessível dentro do modelo “Ruas Completas”.

Ministrando o tema, a arquiteta Ariadne Samios e o engenheiro civil Bruno Batista, ambos da WRI Brasil, apresentaram o conceito ao público formado por servidores públicos municipais e sociedade civil. O objetivo da ação é implementar nas cidades uma mobilidade urbana ativa, inclusiva e segura.

No Brasil, 19 municípios estão adotando a projeção de ruas voltadas para pessoas, com foco menor nos veículos motorizados e pensando também em calçadas acessíveis a todo tipo de pedestre, do cadeirante às pessoas que utilizam carrinho de bebê. "A distribuição democrática das condições viárias é a base do Ruas Completas", explicou Ariadne.

Já Batista enfatizou a importância da valorização da bicicleta como um meio de transporte. “O correto é o respeito ao ciclista, seja com vias adaptadas ou não. Mas, quando se implanta uma ciclofaixa, por exemplo, é preciso ocorrer fiscalização e utilização de balizadores para uma segregação mais eficiente".

Santo André é a primeira cidade da região que se comprometeu a adotar um projeto piloto do Ruas Completas na avenida da Paz, em Utinga. "Quando uma cidade adota esse conceito, também dissemina aos municípios vizinhos o conhecimento dessa prática de intervenção urbanística", explica Ariadne.

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, pensar políticas públicas para uma melhor mobilidade é um dos papéis da entidade regional. "A região deve ser vista como um território só, e integrá-la com acessibilidade é o que defendemos aqui no Consórcio ABC", afirmou.

No período da tarde, servidores municipais e sociedade civil participaram de oficinas sobre a temática. As palestras sobre o conceito “Ruas Completas” podem ser conferidas na íntegra na página oficial do Consórcio ABC no Facebook (www.facebook.com/consorcioabc).

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

557 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 24/04/2024 12:23:14

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.