Sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Destaques do Consórcio - Quinta-feira, 31 de Outubro de 2019

Workshop regional debate potencial do Grande ABC para o setor aéreo

Representante de diferentes segmentos da região participaram da discussão

Workshop regional debate potencial  do Grande ABC para o setor aéreo

Apontar as potencialidades e debater a viabilidade do desenvolvimento dos setores aeronáutico e aéreo no Grande ABC. Esse foi o objetivo do workshop “O Grande ABC da Aviação – Novos Ares para o Desenvolvimento”, organizado e realizado nesta quinta-feira (31/10) pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que sediou o evento.

No encontro, o gestor e professor do curso de Ciências Aeronáuticas da USCS, Volney Gouveia, apresentou o estudo elaborado por ele que levanta a possibilidade de construção de um aeroporto na região. Segundo a pesquisa, o equipamento poderia injetar R$ 1,8 bilhão ao ano na economia regional.

“Há dados recentes que apontam para estrangulamento dos atuais aeroportos da Grande São Paulo, que são os de Congonhas e de Guarulhos. A ideia de um empreendimento do tipo no Grande ABC não é de abrir competição com os existentes, mas sim de uma alternativa para atender a demanda potencial, que deve se expandir no futuro”, argumentou Gouveia.

Depois da apresentação, houve manifestação dos participantes com opiniões e sugestões sobre o tema. Estiveram presentes no workshop o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, e representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Universidade Federal do ABC (UFABC), Instituto Mauá de Tecnologia, Prefeitura de São Bernardo do Campo, Parque Tecnológico São José dos Campos, integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC, além de consultores do setor e universitários.

Segundo Gouveia, o objetivo do evento foi unir informações de técnicos e unificar tais dados em documento. “A proposta é criarmos um fórum permanente para discutir a temática. Esse workshop de hoje serviu para orientar nossos futuros trabalhos. O diálogo não deve ser no sentido apenas da construção do aeroporto, mas também da potencialidade da região para se desenvolver no setor aéreo e aeronáutico”, comentou.

O secretário-executivo do Consórcio ABC concordou que há necessidade de avanço no diálogo sobre o tema. “A ideia era sair com propostas para realizarmos um seminário para ter um debate mais amplo nesse sentido com outros atores do mercado, tanto de nível estadual quanto federal. Nossa região é muito forte e tem potencial para desenvolvimento de novos setores e indústrias”, afirmou Brandão, que já ocupou o cargo de superintendente da Regional do Sudeste da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) entre 2006 e 2007.

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 27/03/2024 18:50:40