Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Terça-feira, 19 de março de 2024 Telefone (11) 4435-3555

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

logo
Segu
18/03
Chuva
Máx 29 °C
Min 23 °C
Índice UV
11.0
Terç
19/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Quar
20/03
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 22 °C
Índice UV
11.0
Quin
21/03
Chuvas Isoladas
Máx 34 °C
Min 23 °C
Índice UV
11.0

Destaques do Consórcio - Terça-feira, 05 de Novembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Consórcio ABC amplia ações de prevenção para o período de chuvas no Grande ABC

Entidade regional anunciou novos canais para avisos meteorológicos, elaboração de projetos de drenagem e modernização do CGE ABC


Consórcio ABC amplia ações de prevenção  para o período de chuvas no Grande ABC

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC anunciou pacote de ações voltadas à prevenção de acidentes motivados por fenômenos climáticos comuns durante o verão, como fortes chuvas. As iniciativas foram apresentadas após a reunião mensal de prefeitos, realizada na manhã desta terça-feira (5/11).

Participaram da Assembleia Geral o presidente da entidade regional e prefeito de Santo André, Paulo Serra, os prefeitos de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior, de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, o vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon, além dos secretários de Assuntos Jurídicos de Diadema, Fernando Machado, e de  Relações Institucionais de Mauá, Carlos Tomaz.

O coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos do Consórcio ABC – formado pelas Defesas Civis das sete cidades -, Rafael Neves, apresentou balanço das ações no último verão e um prognóstico para a próxima estação, marcada sempre por fortes chuvas.

Também foram apresentados os dois novos canais para divulgação de boletins meteorológicos. A partir de agora, o Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC), mantido pelo Consórcio ABC, terá dois perfis oficiais nas redes sociais, um no Facebook (www.facebook.com/cgeabc) e outro no Twitter (www.twitter.com/cge_abc).

Ambas as contas farão a publicação diárias de avisos climáticos, sendo o último do dia, por volta das 20h, com a previsão do tempo do dia seguinte. Durante o verão, estas mídias estarão em monitoramento integral, emitindo possíveis alertas de fortes chuvas à população a qualquer momento do dia, de acordo com a intensidade do evento climático. Além desses dois novos canais, o aplicativo Alerta ABC, também do Consórcio ABC, continua publicando boletins meteorológicos diários. O sistema está disponível para ser baixado gratuitamente nos sistemas IOS e Android.

“Estamos realizando a melhoria nas ferramentas tecnológicas de comunicação de avisos meteorológicos na região, que já tem um sistema pioneiro. Queremos que essas redes sociais e o aplicativo sejam referência para as pessoas em relação à prevenção a acidentes no período de chuvas. O objetivo é salvar vidas e evitar prejuízos materiais com mecanismos que levem informação à população”, afirmou o presidente do Consórcio ABC, Paulo Serra.

Também foram assinados na reunião festa terça-feira dois contratos importantes para o combate às enchentes na região. O primeiro, no valor de R$ 2,3 milhões do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), é para elaboração de projetos de obras de micro e macrodrenagem em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, ambas cidades com 100% de território em área de manancial. A empresa contratada tem um ano para entrega final dos estudos.

O segundo contrato é para modernização do CGE ABC, com aprimoramento e automatização do sistema de monitoramento das bacias hidrográficas do Grande ABC. Com investimento de R$ 1,9 milhão, também captados via Fehidro, o projeto prevê o diagnóstico e mapeamento das áreas com risco de alagamento ou deslizamento, instalação de 31 pluviômetros (medidor do nível de águas de chuvas) e 13 fluviômetros (medidor do nível de água dos rios), além de software para gerenciamento permanente de qualquer situação de adversidade climática que envolva as sete cidades. A empresa contratada terá noves meses para conclusão do serviço.  

“Estamos investindo em prevenção e informação para que os impactos das chuvas no Grande ABC sejam cada vez menores”, ressaltou o presidente do Consórcio ABC, Paulo Serra.   

Transporte

Na reunião de prefeitos também foi aprovada a participação de vereadores da região em duas comissões, que serão formadas para acompanhamento das discussões sobre o BRT (Sigla em inglês para Transporte Rápido por ônibus) ABC e modernização da linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Cada legislativo municipal deverá indicar um nome para compor o grupo. A ação faz parte dos trabalhos do Conselho Consultivo Político Permanente, formada este ano no Consórcio ABC.  

“Foi uma sugestão dos parlamentares para que as Câmaras participassem desse debate. Formalizamos isso hoje”, comentou o Paulo Serra.

Crédito das fotos: Helber Aggio/PSA

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

322 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 8:00 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramTwitterYouTubeLinkedIn

CONTATO

Av. Ramiro Colleoni, 5
Centro
Santo André - SP
CEP: 09040-160
Telefone: (11) 4435-3555
E-mail: contato@consorcioabc.sp.gov.br

Ver Localização

Versão do sistema: 2.0.0 - 15/03/2024

Portal atualizado em: 18/03/2024 18:05:23

Consórcio Intermunicipal Grande ABC - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.